Sabe-se que o empreendedorismo pode ser nato da pessoa ou desenvolvido com o passar do tempo. Por isso, nós vamos ajudar a saber se você tem perfil de empreendedor. Se não tiver, saiba que é possível desenvolvê-lo a partir de suas próprias atitudes!
Para ter definitivamente essa resposta, é preciso, antes de tudo, que se tenha as seguintes características e habilidades:
Para ser empreendedor, você precisa estar sempre atento às oportunidades que surgem no seu dia a dia e que podem ser úteis para seu negócio. É o ditado: De um limão, faça uma limonada!
Dentro da necessidade, previna os possíveis problemas e se antecipe a eles com alternativas criativas e viáveis. O seu negócio terá valor agregado e o seu cliente terá as necessidades atendidas.
Qualquer mudança ou ideia inovadora, exige do empreendedor planejamento de risco. Saiba que sempre haverá movimentos arriscados, mas, sempre que possível, amenize-os de forma criativa.
Para tanto, avalie os ganhos e as perdas de cada mudança que você fará na empresa, e perceba as possibilidades de prejuízos e lucratividade.
Avalie o erro como sendo uma maneira de perceber que aquilo que você está fazendo pode ser feito da melhor forma. Não veja o erro como sendo um fracasso, mas, sim, como uma forma de aperfeiçoamento das operações.
O mais importante é aprender com os erros para que você não repita e melhore as atividades na sua empresa.
Algumas vezes, tomamos decisões empresariais que simplesmente não dão certo. Por isso, não tenha medo de recomeçar. Não desista.
A persistência é uma das melhores características de um bom empreendedor.
Se ver que não funciona, jogue fora o projeto e recomece sempre.
Ser seu próprio chefe significa que você tem que estar junto em todos os processos e operações da empresa. É ser o primeiro a chegar e o último a sair da empresa.
Acompanhe tudo e alinhe os processos que ainda não estão funcionando de acordo com o desejado. E isso você somente poderá saber se estiver presente. Aqui vale o ditado: Os olhos do patrão engordam a boiada.
É o mínimo que os seus clientes esperam de você: compromisso e responsabilidade com a sua empresa.
O bom empreendedor de hoje não é o mesmo de dez anos atrás. Assim, procure estar sempre atualizado dentro das novas maneiras de empreender, busque o conhecimento necessário para administrar o seu negócio de forma prática e inteligente.
Não tenha medo de estar sempre começando, tenha foco, perceba as suas dificuldades e corra atrás do prejuízo. Aprender nunca é demais.
As metas servem para direcionar as ações da empresa e, desta forma, é possível medir os resultados e perceber os ajustes que são necessários para atingir os objetivos estabelecidos.
Movimente a sua rede de contatos, sejam eles fornecedores, clientes ou parceiros e negocie sempre. Faça propostas de negociação em que seja possível que ninguém perca neste processo.
A transparência faz parte deste momento, assim, gera credibilidade e aumenta o poder do convencimento para atingir as metas estabelecidas.
Se o ambiente em que você estiver estimula a inovação e a criatividade, o perfil empreendedor pode facilmente ser desenvolvido. Se você utiliza de cursos de capacitação e qualificação, pode ampliar o seu perfil.
Por fim, a autoconfiança é muito necessária para poder empreender e acreditar que tudo pode dar certo, mesmo estando num mundo cheio de dúvidas. Acredite que é possível desenvolver um bom trabalho em sua empresa e colher os frutos de seu trabalho, fazendo desse local um ambiente de sucesso.
Descobriu se você tem perfil empreendedor e se você atende às características para ter um bom desempenho? Se não tiver, invista em você, desenvolva o perfil ou amplie e evolua sempre.
Todo conhecimento é válido e muito importante para que você aprenda sempre mais e estimule o melhor de si mesmo, onde quer que vá! Assim, veja este post de hoje como um incentivo ou até como um bom sinal de que esse é o caminho para você!
Certamente é possível se tornar um bom empreendedor, mas, para isso é preciso se planejar antes.