Sebrae realizou com a FGV um levantamento que apontou um aumento do otimismo dos pequenos negócios com a retomada e redução do nível de endividamento.
Pela primeira vez, depois da pandemia, os empreendedores de pequenos negócios, demonstraram uma melhora no otimismo quanto ao retorno da economia.
Com o movimento de reabertura dos estabelecimentos em grande parte dos estados, as micro e pequenas empresas começaram a dar sinais de reação diante da crise.
Esse retrato mais favorável é revelado pela 6ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, entre os dias 27 e 30 de julho.
No levantamento, 76% dos 6.506 empresários participantes, afirmaram que os voltaram a funcionar, sendo que 63% de forma diferente de antes da crise.
A pesquisa também constatou que houve uma melhora no nível de endividamento dos pequenos negócios.
No final de Junho, 40% dos empresários possuíam empréstimos ou dívidas em atraso, um mês depois o percentual caiu para 36%.
A 6ª pesquisa de impacto colheu dados de forma online de empresários de todos os 26 estados e DF, sendo 57% Microempreendedor Individual (MEI), 38% Microempresa e 5% Empresa de Pequeno Porte.
O levantamento também revelou um crescimento expressivo no número de empresas que buscaram empréstimos desde o início da crise.
Entre a última semana de março e a última semana de julho, o percentual de pequenos negócios que buscou crédito saltou de 30% para 54%.
Porém, a pesquisa também mostra que desses pedidos, 56% dos empreendedores tiveram seus pedidos negados.
Conforme a pesquisa, a busca pela inovação deixou de ser tendência e tornou-se realidade para 66% dos pequenos negócios.
Entre as diferentes plataformas, a versão comercial do Whatsapp é a ferramenta digital mais procurada, 12% de empreendedores após a crise aderiram ao sistema.
O local de localização das empresas fazem toda diferença também, segundo o levantamento, as que se encontram dentro de shoppings ou feiras.
Devido a maior movimentação enfrentam mais dificuldade de voltar a funcionar, delas 42% ainda estão com o funcionamento interrompido.
Sebrae orienta donos de pequenos negócios que buscam crédito no mercado. A orientação parte de informações detalhadas sobre o controle financeiro do negócio.
Portanto, a participação dos pequenos negócios no mercado de crédito atualmente corresponde a 29,5% do PIB, mais da metade dos postos de trabalhos formais no País.
Uma análise realizada pelo Sebrae, baseada nos dados do Banco Central desde 2012 até o 1º trimestre desse ano, observou-se que a concessão média de crédito para pequenos negócios foi de 14,7%. Enquanto que para as médias e grandes empresas foi acima de 85%.
Contudo, com o avanço da pandemia, os problemas estruturais que dificultam o acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas ganharam mais visibilidade.
Sebrae cria solução digital para ajudar pequenos negócios a reduzir custos de serviços financeiros.
Com a intenção de ajudar os donos de pequenos negócios com dificuldades de escolher a melhor opção de serviço para sua micro ou pequena empresa.
O EmConta é uma solução digital com acesso gratuito que facilita a busca e contratação de produtos e serviços financeiros.
Serviços esses, ofertados por instituições do mercado brasileiro presentes na plataforma.