Os inscritos no programa Bolsa Família devem estar atentos quanto ao cancelamento do pagamento em 2021. O governo federal iniciou a operação “pente-fino” para identificar irregularidades nos pagamentos do programa de renda social.
A fiscalização foi iniciada devido aos números de denúncias de doações durante as eleições municipais de 2020. Por esse motivo, o Ministério da Cidadania está em processo de investigação.
A inscrição no Bolsa Família será automaticamente cancelada caso algum indício de fraude seja identificado. O governo federal informou que beneficiários do programa que tiveram alguma ligação política no processo eleitoral podem ter o pagamento cancelado.
Os beneficiários do Bolsa Família terão até o dia 15 deste mês para atualizar seus dados no cadastro e provar que estão aptos para o recebimento do benefício. Vale salientar que o prazo também é válido para os beneficiários que tiveram os pagamentos suspensos solicitarem a revisão para voltar a receber.
Veja quem pode ter o benefício cancelado em cada caso e quando isso deve acontecer:
Depende. No caso de pessoas que doaram valores para campanhas e foram prestadoras de serviço durante a campanha eleitoral sim.
Neste caso, o bloqueio poderá ser temporário. As famílias que tiverem o benefício do Bolsa Família cancelado por um destes motivos deve atualizar seu cadastro até maio. Comprovando que se enquadram nas regras para receber o auxílio.
Se isso não for feito, o benefício poderá ser cancelado e não apenas suspenso de maneira provisória.
Os beneficiários que tiveram o benefício do Bolsa Família cancelado (ainda que temporariamente) devem apresentar seus dados na prefeitura da cidade a qual residem. Cada prefeitura deve definir onde será o atendimento e os horários.
Meu Bolsa família foi cancelado. O que eu devo saber?
Para ter o seu benefício mantido é importante destacar que alguns critérios são importantes:
Ou seja, se há três pessoas morando na mesma casa, a renda delas somadas não pode ultrapassar R$ 267. O que significa R$ 89 por pessoas.
Para entrar nesta faixa de renda, é necessário ter como integrante da família crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.
Ainda por meio do Benefício Variável Vinculado à Gestante, famílias com grávidas em sua composição podem participar do programa desde que não ultrapassem o limite de valores estabelecido.