Aderir aos pensamentos de longo prazo exige paciência e dedicação. Em tempos de vidas imediatistas, torna-se difícil conseguir pensar e projetar sobre o futuro. Afinal, queremos tudo para “ontem”, assim como queremos consumir uma enxurrada de conteúdos em menos de 5 minutos.
Porém, podemos dizer que nem tudo está perdido. Com paciência podemos conquistar um pensamento mais focado no longo prazo, fugindo daquela ideia de querer tudo o quanto antes, custe o que custar.
No decorrer deste texto, você verá algumas sugestões que poderão lhe ajudar nesse objetivo. Acompanhe!
Para aderir aos pensamentos de longo prazo você precisa conhecer a si mesmo. Apenas sabendo o que realmente faz sentido para você é que se torna viável construir planos sólidos para o futuro.
Até porque, convenhamos… Ninguém merece criar planos de longo prazo focados no que as outras pessoas julgam como interessante, concorda?
Sendo assim, considere os passos abaixo como dicas de autoconhecimento:
Sente-se em um lugar tranquilo e comece “mergulhar” dentro de você, questionando-se acerca dos seus maiores sonhos hoje. O que você deseja do seu futuro? Qual é o cenário ideal para você? Aonde você quer estar daqui 10 anos?
Tudo isso pode lhe ajudar a entender quais são os seus maiores desejos.
O ideal é que você comece a escrever sobre esses desejos, colocando no papel tudo o que você almeja conquistar. Assim, torna-se viável pensar em um futuro mais bem planejado e estruturado, de acordo com um plano de longa data.
Depois de traçar os seus maiores sonhos para com o futuro, comece a dividi-los em etapas. Quais são os passos que devem ser dados para alcançar o objetivo lá na frente? O que você deve fazer, mês a mês, para se tornar a pessoa que almeja ser daqui a dez anos?
Esse momento pode se prolongar – você não precisa concluir seus planos de uma hora para outra. Aqui, o ideal é que os pensamentos de longo prazo comecem a fazer parte da sua mentalidade.
Dentro dos passos que você traçou na etapa acima, comece a pensar sobre o que você pode executar no hoje. Analise quais ações podem ser tomadas hoje, amanhã e durante a semana.
O que você precisa fazer, agora, para ser a pessoa que almeja ser? Quais ações devem ser, inclusive, descartadas da sua vida? Analise isso com cuidado e comece a montar as suas prioridades de vida, pautando-se nos pensamentos de longo prazo.
Conversar com as pessoas sobre os seus planos pode ser bem interessante na hora de criar o hábito de ter pensamentos de longo prazo. Afinal, você estará se comprometendo consigo mesmo e com os outros. 😉
Os seus objetivos devem estar sempre à vista. Coloque em forma de cartaz no seu escritório, ou faça uma página na sua agenda que você possa ver todos os dias. Isso tudo fortalece os pensamentos de longo prazo.
E para finalizar, lembre-se: o tempo passa, você fazendo ou não. Que tal começar a fazer aderindo aos pensamentos de longo prazo?