PC TO pode ter concurso em breve, veja como iniciar a preparação
Saiba mais detalhes acerca deste novo certame
A PC TO pode ter concurso em breve, o que despertou o interesse de muitos candidatos. Conhecido por ser um dos mais concorridos do estado, o edital que disponibilizará cerca de 1500 vagas pode ser publicado logo.
Contudo, é importante começar sua preparação desde já, pois a concorrência é bem grande. Pensando nisso, separamos diversas informações a respeito desse assunto. Assim, para ajudar você a se dar bem nas provas e conseguir uma das vagas.
Quer saber mais sobre isso? Então, é só acompanhar a leitura para ficar por dentro de tudo o que é relevante.
Concurso PC TO, saiba mais
Recentemente, o deputado estadual Moisemar Marinho, do Tocantins, fez uma solicitação para que um novo concurso público para a PC TO fosse realizado. A previsão é de que cerca de 1.500 vagas estejam disponíveis.
O pedido tem caráter de urgência e foi apresentado durante a sessão ordinária do dia 14 de fevereiro, terça-feira. Segundo o deputado, o concurso é necessário para que a segurança pública do Tocantins ganhe reforços com novo quadro efetivo de funcionários.
Segundo ele, o déficit do quadro de funcionários da Polícia Civil vem prejudicando o desempenho das equipes. Consequentemente, isso afeta o trabalho desenvolvido pela corporação. Por exemplo, como o órgão de investigação e inteligência da Secretaria de Segurança Pública, à população do estado.
Panorama atual da PC TO
Segundo levantamentos feitos recentemente, a necessidade de contratações de profissionais da Polícia Civil do estado é bem grande. Isso porque, atualmente, cerca de 748 cargos estão vagos. Porém, o número de vagas a serem disponibilizadas no concurso vai depender da previsão de orçamento.
Contudo, os carros a serem preenchidos já estão definidos e as oportunidades serão para:
- Agente de Polícia;
- Agente de Necrotomia;
- Delegado Civil;
- Escrivão de Polícia;
- Papiloscopista;
Os salários iniciais podem variar bastante de acordo com o cargo. Contudo, é possível estimar ganhos entre R$6,6 mil e R$18,4 mil por mês.
Requisitos para participar do concurso PC TO
Cada um dos cargos possuem especificações para que os candidatos consigam a aprovação e nomeação. Confira mais detalhes a seguir:
- Para Agente de Polícia: é necessário ter graduação em qualquer área de formação e possuir CNH;
- Para Auxiliar de Autópsia: é preciso ter formação em cursos de nível superior; curso técnico na área de Enfermagem e CNH;
- Para Delegado Civil: é preciso ter graduação completa no nível superior e bacharelado em Direito. Além disso, é necessário ter CNH;
- Para Escrivão: Nível superior em qualquer área; formação em curso técnico de informática e CNH;
- Para Médico Legista: ser bacharel em Medicina, ter registro no Conselho Regional de Medicina e CNH;
- Perito Criminal: ser graduado em nível superior, de acordo com a especialidade do cargo, além de possuir CNH;
- Papiloscopista: ser graduado em qualquer área de formação em nível superior e ter CNH.
Status atual do concurso
Como já foi visto, o pedido para realização do concurso da Polícia Civil do estado do Tocantins já foi feito em caráter de urgência.
Contudo, o edital ainda não tem previsão de publicação. Dessa forma, o status atual do certame é de comissão formada.
É importante ressaltar que a Cebraspe foi a mais cotada como banca organizadora do concurso. Isso porque, em outros concursos similares feitos no estado, como Bombeiros e Polícia Militar, teve a instituição como responsável.
Contudo, não há definição de uma data. Então, por isso, não é possível afirmar quem será a banca este ano.
Última edição do processo seletivo
A Fundação Aroeira foi a banca organizadora responsável pelo concurso PC TO na última edição. Com 3 editais, o total de vagas disponibilizadas foi de 515, além de formação de cadastro reserva.
Os cargos disponíveis na ocasião, foram o de Delegado Civil, Agente, Escrivão de Polícia, Papiloscopista, Agente de Necrotomia, Médico Legista e Perito Criminal.
Além disso, diversas vagas de diferentes especialidades foram disponibilizadas para o cargo de perito, entre elas Engenharia mecânica, Elétrica e da Computação, Odontologia, Arquitetura, entre várias outras.
A aplicação das provas foram feitas em diversas cidades do estado. Aliás, cada cargo tinha um cronograma para a aplicação.
Dentre as etapas estavam a prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), Exames Psicológicos, Avaliação de Títulos, Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Sendo assim, a dica é ficar de olho nas próximas notícias do concurso PC TO. Com a publicação do edital, faça sua inscrição e conquiste uma das vagas disponíveis.