As pausas para descanso no trabalho não acontecem de maneira aleatória. Tampouco são “dispensáveis” e podem ser usadas para “adiantar algo”. Afinal, elas têm uma importância fundamental no dia a dia de qualquer corporação. A seguir explanamos informações sobre o tema.
Independente da sua área de atuação, as pausas para descanso no trabalho acontecem, de tempos em tempos. O tempo de pausa pode ser bem variável, de acordo com a sua carga horária e rotina.
No entanto, o que queremos enaltecer com este texto não é apenas as pausas previstas pelas leis trabalhistas, mas sim, queremos pensar um pouco além: estamos aqui mencionando aquelas pequenas pausas, mesmo que de 1 ou 5 minutos, entre uma tarefa e outra.
Essas também são importantes e fundamentais, e você entenderá o porquê a seguir:
Quando você está diante de um pico de estresse, sabe o quanto uma nova informação ou um novo pedido de alguém pode esgotar a sua paciência facilmente. Por isso, a pausa para descanso no trabalho pode ser uma forma de diminuir essa irritabilidade e esse desconforto.
Basta dispersar o pensamento, tomar um café ou caminhar para outro ambiente que a nossa sensação de estresse já tende a diminuir.
Nosso cérebro não consegue manter o foco na mesma coisa, por horas a fio. Faz parte do ser humano perder a concentração no meio do caminho. Logo, a produtividade também tende a cair se não fizermos as pausas para descanso no trabalho.
Sendo assim, se você quer ser mais produtivo e até mesmo terminar uma tarefa “o quanto antes”, pare um pouquinho. Por mais contraditório que isso possa parecer, a pausa pode lhe ajudar a acabar mais rápido do que se você trabalhar ininterruptamente.
Ninguém merece uma rotina extremamente corrida e sem nenhuma pausa para descanso e descontração. Esse excesso de trabalho apenas desgasta a saúde física e mental, fazendo com que o trabalho se torne insatisfatório.
Por isso, as pausas para descanso no trabalho são tão importantes: elas garantem mais bem-estar e saúde para todos.
Quando trabalhamos sem parar, o cansaço físico pode se transformar em uma sobrecarga de trabalho e em um esgotamento emocional. Sentimos que nada sai do lugar, e que parece que o serviço nunca tem fim.
Em contrapartida, quando fazemos as pausas para descanso no trabalho, tendemos a ter uma sensação e perspectiva diferente sobre a situação. Logo, nos sentimos mais motivados e a sobrecarga deixa de fazer parte da nossa vida.
Como vimos anteriormente, nosso cérebro não consegue manter o foco de maneira ininterrupta. Portanto, as pausas para descanso no trabalho podem nos ajudar a manter a concentração nas tarefas importantes, garantindo mais atenção e bons resultados.
Respeite o seu tempo de saturação e descanse, de tempos em tempos. Isso aumentará a sua produtividade e até mesmo a sua felicidade no trabalho. Respeite a si mesmo!