A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fará parte do escopo de ações previstas no presente Acordo para estimular a educação financeira entre os jovens, de acordo com o Ministério da Educação.
Diversas instituições são parceiras do programa de formação básica em educação financeira para professores dos ensinos fundamental e médio. Os principais parceiros são: ANBIMA; B3; PLANEJAR; SEBRAE; SICOOB, informa o Ministério da Educação.
Conforme divulgado pelo Ministério da Educação, entre as principais atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Acordo, destacam-se:
Assim sendo, o Ministério da Educação destaca que os principais resultados esperados são:
A formação dos professores será realizada de forma gradativa: 1º ano: 75 mil professores; 2º ano: 250 mil professores; e 3º ano: 175 mil professores. Conforme informações oficiais do Ministério da Educação, podem participar do Programa Educação Financeira na Escola, os professores dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada podem participar do Programa Educação Financeira na Escola.
O Ministério da Educação informa que os cursos para professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio já estão disponíveis.
No curso do 1º Ano do Ensino Médio, a educação financeira será abordada sob a perspectiva de “Bens de consumo e vida social” a partir do conteúdo transversal Consumo Consciente.
O curso da 9ª Série do Ensino Fundamental também está disponível e aborda a educação financeira na perspectiva “Vida e contexto familiar” a partir do conteúdo transversal de Finanças Pessoais, destaca o Ministério da Educação. Os demais cursos dos Ensinos Fundamental e Médio estarão prontos até julho de 2022. As inscrições podem ser feitas no site http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/.
O Ministério da Educação informa que, apesar de o Programa Educação Financeira na Escola ser voltado para professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o acesso ao curso é público e qualquer pessoa pode fazê-lo, informa a fonte oficial.