Empreendedorismo

Paradigmas Organizacionais – Veja por outro ângulo

A Teoria dos Paradigmas

São os paradigmas que trazem as organizações as bases sólidas que serão usadas posteriormente para elaborar estratégias.

Na administração, os paradigmas mudam a todo instante, uma vez que são influenciados pelas mudanças econômicas, tecnológicas e socioculturais.

No que diz respeito à gestão de uma empresa, se o paradigma estiver adequado, a percepção de realidade organizacional fica mais realista.

Um paradigma pode ser definido por um conjunto de valores, crenças e técnicas. Quando há uma pobreza paradigmática há limitação do conhecimento, e dificuldade em evoluir e aprender sobre a gestão de uma empresa.

Duas visões de paradigma

O paradigma é conceituado de duas formas:

Como um modo de ver, uma visão totalitária da realidade.

Referência à organização social da ciência, ou seja, uma forma de pensar sobre resolução dos problemas, como uma escola de pensamento.

Um paradigma funciona como uma visão que diz sobre o que será útil quanto as tomadas de decisões.

Se for escolhida uma ferramenta errada, certamente o problema não estará na ferramenta, mas sim na visão de quem fez a escolha.

Novos paradigmas, novas teorias

Assim sendo, para que novas teorias sejam construídas, assim como novos modelos ou instrumentos devemos nos abrir a novos paradigmas.

Isso em razão de utilizar as ferramentas adequadas e de forma correta.

Partindo do princípio de que são os novos paradigmas que trazem as inovações ao mercado, decerto são fundamentais para a administração das empresas.

Assim como a teoria é usada na prática, os paradigmas também são. A forma de enxergar diz sobre a capacidade de crescimento de uma empresa, são os paradigmas que dizem se a empresa alcançará o objetivo que possui quanto à visão e ainda, se a cultura comporta ou não a inovação.

São os velhos paradigmas que influenciam na falência das empresas por conta de processos amarrados e aversão a novidades tecnológicas.