O mercado de franquias não é um lugar para fracos, pois abrir um negócio exige dedicação e uma personalidade de empreendedor adequada aos desafios que ele apresenta. Portanto, é importante avaliar se as qualidades de um negócio se alinham com as curvas de sucesso do mercado antes se de abrir para negócios. Por isso que hoje, diremos para quem uma franquia é indicada, e se você tem esse perfil.
Pelas características únicas do setor de franquias, o perfil do empreendedor é ainda mais específico. Assim, falaremos detalhadamente sobre o perfil empreendedor típico do franqueado e as marcas de sua experiência nessa função.
Antes de mergulhar nos perfis de empreendedores, é importante obter uma compreensão básica do que significa ser um empreendedor e o que o empreendedorismo implica. Nesse sentido, empreendedor é a pessoa que “tira ideias do papel” para criar algo de valor.
Em outras palavras, um empreendedor é alguém que é criativo e determinado a ver uma ideia específica até a concretização. O conceito de empreendedorismo foi desenvolvido na década de 1940 pelo economista e cientista político Joseph Schumpter.
A partir dos anos 2000, inúmeros exemplos podem ser citados para apoiar essa teoria. Como ilustração, considere como Steve Jobs praticamente encerrou a produção de telefones celulares com botões frontais quando introduziu o iPhone e as telas sensíveis ao toque no mercado.
O empresário carrega a culpa por essa destruição criativa, por ser uma pessoa que começa algo novo, alguém que observa os negócios de uma maneira nova e toma decisões com antecedência.
Existe um certo alinhamento exigido do empreendedor para ter sucesso no mercado de franquias, e é isso que discutiremos neste artigo.
É necessário ser flexível para seguir as instruções para entrar no setor de franquias, pois os franqueados precisam estar cientes da obrigação de submeter as decisões do franqueador.
Neste modelo, o franqueador é responsável por implementar e supervisionar todo o marketing necessário, desenvolvimento de produto, modelo de negócios e mudanças operacionais. E o proprietário do negócio de franquia precisa estar disposto a seguir a direção.
Espera-se que o franqueado assuma a liderança na execução, sendo uma qualidade crucial em um relacionamento de franquia bem-sucedido.
Estar disposto a aceitar a autoridade do franqueador não é suficiente, como já discutimos. Apesar de sua importância, a contribuição do franqueado na forma de ideias e colaborações é crucial para a expansão da rede.
Por mais que o franqueado tente direcionar a rede na direção que ele definir, na verdade, é que um grupo de pessoas trabalhando juntas em direção a um objetivo comum possui mais chances de sucesso. Isso ocorre porque cada franqueado em uma rede da franquia traz uma experiência única que pode enriquecer a visão do franqueador.
O empreendedor do mercado de franquias precisa estar ciente de que precisa estar sempre aprendendo para lidar com os desafios que surgem a cada dia.
Embora os acordos de franquia normalmente restrinjam a capacidade dos franqueados de fazer alterações no local franqueado, os franqueados ainda devem buscar e compartilhar informações que possam ajudar suas marcas a se tornarem mais eficientes e lucrativas.
Digamos que você tenha uma nova abordagem para o atendimento ao cliente e queira discuti-la para testá-la em sua franquia temporariamente. Uma vez comprovados os méritos de sua ideia, ela será implementada em todo o sistema de franquias e se tornará uma parte integrante dos manuais operacionais e procedimentos de transferência de conhecimento da franquia.
O mercado de franquias é uma forma de gestão descentralizada na qual a empresa-mãe (a franqueadora) divide as responsabilidades de gestão da marca com os franqueados que abrem novas unidades. Esses franqueados executam a operação e interagem diretamente com os clientes diariamente.
Portanto, um futuro franqueado deve se preparar para trabalhar em tempo integral no local franqueado.
No entanto, entrar no negócio com uma franquia é como colocar a mão na massa. Portanto, é importante saber o que está envolvido na gestão de um negócio de franquia antes de decidir se tornar um.
Muitos formatos de franquia exigem que os donos de empresas desempenhem o papel de gestor de pessoas. Ou seja, eles precisam administrar as pessoas, o dinheiro e os recursos da organização.
Embora seja possível administrar algumas franquias sozinho, a grande maioria requer a ajuda de funcionários. Portanto, é fundamental que o gestor da unidade seja um líder eficaz para a unidade atingir seus objetivos.