A argila preta é conhecida como um verdadeiro “material nobre”, sendo utilizada para os cuidados com a pele e com os cabelos. Proveniente de rochas sedimentares, conta com diversos minerais que são responsáveis por remover as sujidades da pele e manter o tecido cutâneo mais suave, equilibrado e com uma produção sebácea sem excessos.
No entanto, para que você possa entender quais são todos os benefícios deste produto milenar e como usá-lo corretamente, acompanhe o texto abaixo.
Fortalecida com elementos como titânio e alumínio, a argila preta em forma de pasta (ou seja, misturada com água), pode ser usada como máscara capilar e facial, uma vez que desencadeia trocas iônicas capazes de deixar a pele mais hidratada, limpa e macia e os cabelos menos oleosos. Entenda todos os benefícios:
Aplicar máscaras de argila preta na pele é capaz de diminuir os efeitos dos radicais livres e, dessa forma, prevenir o envelhecimento precoce do tecido. Basta aplicar na pele limpa, espalhando bem e deixar agir até a argila começar a ressecar na pele. Este cuidado pode ser feito uma vez por semana.
Se você tem manchas superficiais no rosto, pode usar a argila preta como uma aliada no tratamento de clareamento. Assim você terá um tecido muito mais uniforme, diminuindo as manchinhas.
Se você quer uma pele sempre jovem, firme e bonita, aplique a argila preta regularmente para este fim. Essa argila possui um forte efeito antioxidante, capaz de remover as mais profundas impurezas dos poros.
As trocas iônicas feitas entre a argila e a pele são capazes de equilibrar a produção de sedo das glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade sem ressecar a pele. Essa diminuição de óleo também funciona quando aplicamos a argila no couro cabeludo.
Na realidade, a melhora na circulação sanguínea, por si só, é responsável por acelerar o crescimento capilar, tendo em vista que uma maior quantidade de vitaminas e nutrientes chegarão à raiz do cabelo, nutrindo-o e deixando-o mais forte.
A frequência do uso da argila preta variará de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se você tem a pele muito oleosa, poderá usar a argila até 3 vezes por semana, em dias não consecutivos. Enquanto que, se a sua pele for mais ressecada, uma vez por semana já é mais do que o suficiente.
Já nos cabelos, o ideal é que você use a cada quinze dias, se os fios forem mais secos, e a cada 10 dias se forem mais oleosos. Assim você mantém um equilíbrio nos cuidados pessoais.
Para preparar a sua argila, tanto para aplicar no couro cabeludo quanto na pele, basta seguir a receitinha abaixo:
Viu só como é simples? Inclua este cuidado na sua rotina e desfrute de todos os benefícios!