Nesta semana, a Caixa Econômica Federal inicia mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Este mês, o programa vai beneficiar milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A seguir, confira todos os detalhes sobre os repasses do Bolsa Família de maio e veja o calendário oficial completo com todas as datas.
Os próximos repasses do Bolsa Família têm previsão de início para o dia 17 de maio, seguindo até o dia 30.
Assim como nos meses anteriores, os depósitos seguem o padrão do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, contemplando um grupo a cada dia.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já confirmou a antecipação do Bolsa Família para milhares de beneficiários. A medida visa ajudar, principalmente, as famílias que residem em municípios onde houve declaração oficial de calamidade pública por desastre natural.
Assim, a antecipação dos recursos vai acontecer para as cidades do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros que declararam situação de emergência com reconhecimento do Governo Federal.
Nesse sentido, a antecipação para este grupo não vai levar em consideração o último dígito do NIS. Isso porque o pagamento vai ocorrer de forma unificada no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 17 de maio.
Além disso, outro grupo que também terá direito à antecipação do Bolsa Família são as pessoas com previsão de recebimento na segunda-feira, de acordo com o calendário oficial.
Para este grupo, o pagamento já estará liberado no sábado anterior, ou seja, haverá a antecipação de dois dias.
Dessa maneira, os contemplados deste mês são aqueles que possuem o NIS com final 2 e 7, que receberão nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente.
Assim como nos meses anteriores, o Bolsa Família de maio continua a ser variável para cada família. Isso porque todos já têm garantido o pagamento mínimo de R$ 600, mas também podem conseguir aumentar a renda mensal com os pagamentos dos bônus do Bolsa Família.
Dessa forma, a composição dos pagamentos em âmbito nacional ficará da seguinte forma:
Ademais, é importante lembrar que os bônus do Bolsa Família são cumulativos. Assim, as famílias que possuem mais de um integrante com direito a acréscimo, poderá receber vários adicionais ao mesmo tempo e aumentar de forma significativa o valor a receber.
Atualmente, milhares de beneficiários do Bolsa Família também são inscritos no programa Auxílio Gás. O benefício ajuda as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha.
O pagamento do benefício é bimestral, ou seja, ocorre a cada dois mês. Assim, como o último repasse ocorreu em abril, o próximo calendário estava previsto apenas para junho de 2024.
Contudo, diante da situação de emergência e calamidade pública de municípios do Rio Grande do Sul, o governo decidiu antecipar os pagamentos para todo o estado.
Dessa forma, todos os inscritos gaúchos poderão receber o Auxílio Gás antecipado no dia 17 de maio, primeiro dia de repasses do Bolsa Família.
Os inscritos podem fazer a consulta do calendário do Bolsa Família 2024 de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Por meio do app, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.