O pagamento por WhatsApp Pay foi liberado para os usuários do app desde 30 de março no Brasil. Tal função ativou-se, pois foi feito um levantamento onde houve a constatação de que o aplicativo é o mais acessado no país. Assim, a alternativa pareceu bastante eficiente, se expandindo aos poucos. Para entender mais a respeito e saber quais bancos estão aceitando a transação, continue com a leitura da matéria que o Notícias Concursos preparou para esta segunda (30).
De maneira literal, o pagamento por “WhatsApp Pay” quer dizer “pagamento pelo WhatsApp”. Ou seja, o app agora permite transações entre os usuários onde uns fazem pagamentos para outros dentro da própria plataforma. A opção está junto ao menu das opções para enviar arquivos. Lá terá o adicional da função “pagamento”, onde será possível transferir a quantia desejada.
Além do mais, o app funcionará como “ponte” entre transações bancárias. Portanto, usuários deverão ter conta em bancos que aceitam a função, cadastrando um cartão, seja de débito, múltiplo função débito, bem como cartão pré-pago. Só assim conseguirá realizar operações pelo WhatsApp Pay.
Não são todas as instituições bancárias que aceitam operações pelo WhatsApp Pay. Com isso, o próprio app disponibilizou a listagem dos bancos e bandeiras aceitas. São eles:
De início, são esses os bancos, bem como as bandeiras divulgadas pelo app. Contudo, a plataforma já esclareceu que busca por novos parceiros a fim de ampliar seus serviços de pagamento para mais usuários.
Assim, leia mais: WhatsApp Pay oferece cobertura total no Brasil
O acesso está sendo liberado gradualmente para os usuários. Assim, se alguém ainda não tem a função liberada, a sugestão é atualizar o app. Tão logo a função se manter visível, os usuários devem seguir os passos abaixo:
Após o processo, as informações do cartão de débito serão analisadas e os pagamentos poderão ser realizados. É importante ressaltar que o aplicativo não cobra nenhuma taxa para esse tipo de transação.
Sim, é 100% seguro, pois é protegido por criptografia, sendo que as informações do cartão se armazenam em local separado, altamente protegido. Ademais, tudo isso é feito conforme requerimentos dos mercados de pagamentos.
Além do mais, os usuários podem também tomar as medidas antifraude, tais como: ativação do bloqueio pela impressão digital, bem como Face ID ou Touch ID no aparelho, entre outras funções. O pagamento por WhatsApp Pay veio realmente para ser mais uma funcionalidade e facilidade para o usuário, não oferendo riscos, nem desvantagens à princípio.
Portanto, confira também: WhatsApp Pay libera cobertura total no Brasil; veja como usar