O pagamento por aproximação é uma comodidade utilizada pela maioria das pessoas. Com ele, basta o cliente aproximar o cartão de crédito ou débito da maquininha que o pagamento é concluído sem a necessidade de digitar a senha. O que facilita e agiliza a vida dos clientes dos bancos, como o Inter, por exemplo.
A modalidade de pagamento por aproximação é também uma das que mais se tornaram populares no Brasil. Segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), o número de transações por aproximação aumentou 7 vezes em relação ao mesmo período do ano passado.
Deste modo, o aumento da popularidade da modalidade pode ser justificado pela pandemia e maior facilidade. Além da possibilidade de concluir o pagamento sem contato com a maquininha. Nesse sentido, ainda existem alguns cuidados que se deve tomar ao fazer transações mais rápidas pelo pagamento por aproximação dos cartões.
Quando for fazer o pagamento por aproximação, confira o valor que aparece na maquininha. Isto porque esta modalidade de pagamento faz com que as transações sejam mais dinâmicas e rápidas, fazendo com que o cliente algumas vezes esqueça de conferir o valor na hora de efetuar o pagamento.
É importante se atentar à distância entre o cartão e a maquininha para efetuar o pagamento. Com a tecnologia contactless o pagamento pode ser feito a uma distância de até 4 cm entre o cartão e a maquininha. Por isso, é recomendado manter o cartão a uma distância segura para então conferir o valor na maquininha antes do pagamento.
Por motivo de segurança com os valores que são movidos pela maquininha, existem algumas limitações do pagamento por aproximação. Nesse sentido, as compras por aproximação são limitadas a R$ 200 por transação, para qualquer valor acima será solicitada a senha. Além disso, cada cliente só poderá fazer até 5 pagamentos por aproximação por dia.
Por fim, é importante o cliente lembrar de acompanhar o extrato das transações feitas no mês. Hoje em dia, com os aplicativos das instituições financeiras, não é preciso o cliente esperar a fatura chegar para conferir as compras que realizou no último mês. Por isso que o cliente deve aproveitar essa oportunidade para, periodicamente, conferir as transações que são feitas.
Se o cliente, mesmo após ter seguido as dicas citadas, foi vítima de um golpe ou fraude envolvendo pagamento por aproximação, existem medidas a serem tomadas. O primeiro passo é bloquear o cartão pelo aplicativo, como no caso do Banco Inter. Em seguida, deve-se entrar em contato com a Central de Cartões no chat ou por telefone.
Os números de telefone da Central de Cartões são: 3003-4070 – opção 1 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 – opção 2 (demais localidades). Sendo assim, para segurança do cliente, o cartão será cancelado imediatamente após a solicitação e será enviada uma nova via do cartão em até 15 dias.
Lembrando que antes de pedir a contestação, é recomendado certificar-se de que o cliente realmente não fez uma compra por meio do pagamento por aproximação com o mesmo valor e data. Isso porque o nome que consta na fatura muitas vezes é a razão social do estabelecimento ou mesmo uma abreviação que o cliente pode não associar logo de cara.