A otimização de todo o processo seletivo das empresas é uma vantagem na seleção e uma forma de poupar recursos. Uma vez que as plataformas viabilizam processos que anteriormente eram totalmente manuais.
A inteligência artificial viabiliza os processos das empresas, de modo que trazem métricas, dashboards e diminuem etapas dos processos. No entanto, muitas empresas não utilizam essa vertente da tecnologia em seus processos de recrutamento e seleção.
Contudo, a inteligência artificial otimiza o recrutamento e seleção das empresas, mesmo que seja em empresas menores.
Sendo assim, dentro de um processo de recrutamento e seleção, a inteligência artificial otimiza o processo e reestrutura a área de recursos humanos.
A inteligência artificial atua nos processos das empresas de forma direcionada.
Através de uma plataforma de um sistema de inteligência artificial a empresa pode melhorar seus processos internos. Tais como:
A inteligência artificial do sistema atua de forma direta na atração de candidatos, através da disponibilidade das vagas parametrizadas pelo profissional de recrutamento.
Na fase de triagem o sistema otimiza o processo e diminui as etapas desse processo. Uma vez que a inteligência artificial faz uma validação de perfis, adequando os perfis conforme a necessidade da empresa.
Assim sendo, o sistema gera um ranqueamento que traz para as empresas as colocações em ordem de adequação de perfil.
Após essa validação dinâmica, a empresa pode configurar o sistema para as próximas etapas. Contudo, essas etapas são a critério da empresa. No entanto, o sistema comporta testes e entrevistas por vídeos, por exemplo. Ao passo que armazena esse histórico.
O sistema traz o histórico do processo, bem como os ranqueamentos. Além disso, traz dados em dashboards para que a empresa avalie seu candidato, bem como o processo seletivo interno, viabilizando melhorias.