Toda casa tem aquele cantinho com coisas que não tem lugar certo para deixar, mas, quando não tem esse canto, geralmente todos os objetos são acumulados na área de serviço. Por isso, toda a organização nessa parte da casa é bem-vinda. Acompanhe neste artigo, como organizar o armário da área de área de serviço com dicas incríveis e práticas para aplicar na sua casa hoje mesmo.
Primeiramente, defina o que você vai permitir que fique ali. Serão só os produtos e utensílios relacionados à limpeza? Vai aproveitar o espaço e deixar a caixa de ferramentas também? A roupa será passada neste local?
Responda essas perguntas para que você possa elaborar um plano de ação e, então, consiga organizar e colocar cada coisa em seu devido lugar, sem deixar virar um depósito impossível de se transitar!
Ao definir exatamente o que será guardado, além de como e onde, aí é chegado o momento de começar a pensar nos móveis. Alguns itens podem ajudar na hora de organizar e guardar.
Armários e prateleiras são muito bons para organizar produtos e utensílios de limpeza. Cabides e ganchos na parede permitem pendurar vassouras e rodos, de maneira que não tomam espaço.
Outras opções para armazenamento de produtos diversos são:
Com essas opções você consegue guardar e manter organizado o maior número de itens possível.
Assim como nosso guarda roupa, o armário da área de serviço deve obedecer a uma lógica e uma ordem.
De acordo com o espaçamento das prateleiras, você pode começar organizar por itens mais altos e espaçosos, como por exemplo:
Esse é um exemplo que você pode começar a guardar, da prateleira mais alta para a menor.
Nesse caso, você pode organizar por tamanho, por ordem de uso, sendo de itens com mais frequência para o menos utilizado. Dessa forma, ficará fácil de pegar, por exemplo, aquele aspirador manual que salva na hora que cai pó de café no chão da cozinha.
Para quem costuma comprar em quantidade, o ideal é colocar em ordem de prazo de validade, do mais novo para o mais velho. Deixe sempre os produtos que têm data de vencimento mais próxima na frente, para serem usados primeiro.
Separe também os que já estão abertos e os que estão no estoque. Isso facilita na hora de pegar, principalmente na pressa, e evita que diversas embalagens do mesmo produto fiquem abertas.
Agrupe por tipos de produtos como, os detergentes com detergentes, alvejantes com alvejantes e assim sucessivamente. Utilize caixas organizadoras para colocar produtos pequenos como barras de sabão, tinta para tecido, pedras sanitárias, etc.
Os utensílios que, geralmente, são usados para fazer a limpeza costumam passar um ar de bagunça e desorganização se não estiverem bem acondicionados.
Em segundo lugar, separe os panos e coloque em caixas ou prateleiras diferentes. Ordene por pano de chão, pano de tirar pó e pano de cozinha. O mesmo para escovas e esponjas de limpeza.
Por fim, todos os aparelhos, rodos e vassouras devem ser acomodados em gavetas ou prateleiras escondidas em cantos. Nada de vassoura atrás da porta!
Não sobrecarregue seu pobre armário! Se o espaço não for suficiente para guardar tudo, o que precisa ser guardado, nada de colocar sobre ele. Adquira um novo armário, ou adapte novos lugares com caixas e cestos para manter tudo organizado.
Não sobrecarregue seu pobre armário! Se o espaço não for suficiente para guardar tudo, o que precisa ser guardado, nada de colocar sobre ele. Adquira um novo armário, ou adapte novos lugares com caixas e cestos para manter tudo organizado.
Por não ser um lugar que está à vista de quem chega em casa, é comum que vá se deixando as coisas com a desculpa que depois guarda. Esse depois nunca chega e, quando se dá conta, você criou um quartinho da bagunça na sua área de serviço.
Evite deixar na sua área de serviço:
Organize e defina um lugar para tudo! Assim, qualquer pessoa que deixar algum objeto em um lugar diferente, irá perceber e se esforçará mais da próxima vez para procurar um lugar correto.
Organizar não é fácil, pois consome tempo, gera um cansaço e, muitas vezes, não obtemos êxito na primeira tentativa.
Por outro lado, manter a organização é muito tranquilo, rápido e prático. Economiza seu tempo e otimiza seu trabalho.
Esperamos que, com essas dicas, você consiga deixar não só seu armário, mas toda área de serviço impecável.