Saber organizar as prioridades para estudar é um passo que faz toda a diferença na vida de um estudante. Afinal, não adianta estudar mil e um conteúdos de forma desorganizada e aleatória, não é mesmo? É preciso seguir alguma sequência lógica para que a aprendizagem seja mais efetiva.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples que podem lhe ajudar nessa tarefa. Confira e saiba mais!
São diversos os caminhos que você pode seguir na hora de organizar as prioridades para estudar. Cabe a você analisar qual passo a passo pode ser mais pertinente para o seu estilo de estudante.
Sendo assim, veja se o direcionamento abaixo faz sentido para você e comece a colocá-lo em prática:
Para conseguir organizar as prioridades para estudar é preciso ter uma visão geral do que deve ser feito. Se você não souber quais são as atividades pendentes, bem como os livros e conteúdos que precisa ler, então como poderá ter uma lista de tarefas bem feita? Pois é!
Por isso, neste primeiro momento procure analisar e anotar tudo o que está pendente. Anote a quantidade de páginas/livros a serem lidos; anote quantas atividades precisam ser feitas; anote os trabalhos que precisam ser desenvolvidos; entre outras questões.
Dessa forma você terá uma visão geral de tudo, facilitando a sua organização.
Depois de ter uma visão geral de tudo o que precisa ser feito, comece a anotar, ao lado de cada atividade, o prazo de cada uma delas. Anote o prazo para terminar de ler o livro; para entregar a atividade; para estudar para uma prova; enfim! Anotar tudo é muito importante para você conseguir organizar sua lista com base na prioridade do tempo.
Quanto tempo você levará para ler o livro? Quanto tempo levará para fazer determinada atividade? Além de saber o prazo, você precisa saber o tempo que cada atividade demanda. Assim, torna-se viável organizar a sua agenda com base nisso. No próximo tópico damos mais detalhes.
Entender bem os prazos e o tempo para conclusão de cada tarefa lhe ajudará a conseguir colocar como prioridade as mais demoradas, com prazos médios e curtos; e como secundárias as mais rápidas, com prazos médios ou longos. Da mesma forma, as tarefas rápidas, mas com prazos curtos, podem ser prioridade.
Você também pode priorizar, na sua lista, aqueles conteúdos que são mais difíceis e, por conta disso, a demanda de tempo pode ser maior. Afinal, embora um texto seja curto e pareça ser rápido, é importante considerar o tema a ser lido. Pois pode ser que você precise reler, fazer resumo, mapa mental, etc., e tudo isso pode acabar prejudicando a organização das suas prioridades.
Com essas dicas, você poderá começar a organizar as prioridades para estudar de um modo mais assertivo. Bons estudos!