Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas de organização para quem estuda e trabalha com o intuito de ajudar você na hora de montar uma agenda mais robusta e bem organizada. Afinal, só quem já trabalhou fora ao mesmo tempo em que estudava é que sabe o quanto essa rotina pode ser puxada e desgastante. Assim sendo, construir uma agenda que seja adequada às necessidades diárias é essencial para evitar a sobrecarga.
Pensando nisso, reunimos dicas que podem vir a ser úteis para você. Acompanhe para saber mais!
A organização para quem estuda e trabalha pode parecer difícil, mas não é impossível. Claro que sabemos que algumas pessoas têm privilégios, enquanto outras precisam trabalhar mais de 12 horas por dia. O intuito deste conteúdo é tentar lhe ajudar a refletir sobre quais formas podem ser usadas para você estudar melhor, ao mesmo tempo em que mantém a sua rotina de trabalho.
Preparado? Vamos adiante!
Analise como está a sua rotina e como estão as suas obrigações. Coloque tudo no papel para ter uma maior clareza da situação. Veja algumas perguntas que podem ajudar a mapear os seus horários:
Tente visualizar tudo o que é feito no seu dia, pois assim talvez seja possível encontrar brechas para os seus estudos acontecerem em um horário fixo.
Encontrou aqueles momentos que não agregam em nada? Como por exemplo, assistir a duas horas de televisão pode não ser o melhor caminho… Às vezes, usar uma dessas horas para fixar um horário de estudos é mais relevante. Veja o que faz sentido para você e tente fazer uma “limpa” nas manias e hábitos que consomem tempo de forma pouco produtiva.
Tenha um bom cronograma de estudos. Saiba o que deve ser feito hoje, amanhã, semana que vem. Anote todas as suas obrigações para não cair no erro de procrastinar e/ou acumular demandas.
Lembre-se de que você precisa descansar. Por isso, dentre as dicas de organização para quem estuda e trabalha, esta precisa ser considerada como uma das mais importantes. Sem descanso não rendemos nem no trabalho, nem nos estudos. E ainda prejudicamos a saúde mental e cerebral, ocasionando doenças, problemas emocionais, desgastes, etc. Cuide-se!
Trabalhe com metas diárias, tanto para o lado profissional, quanto acadêmico. Saber quais são as prioridades do dia e quais são os resultados que você quer alcançar com cada atividade, você terá maiores chances de manter a organização. Evite atuar de forma aleatória, pois isso pode ser pouco produtivo nessas esferas de sua vida.
Esperamos ter lhe ajudado de alguma forma. Boa sorte!