Manter o seu estoque organizado é fundamental para minimizar prejuízos com desperdícios, ao passo que gera agilidade para auditorias e inventários.
Sendo assim, organizar seu estoque significa, de forma sucinta, definir o lugar de cada produto. Assim sendo, fica fácil encontrar e garantir que os produtos estejam acessíveis.
Dessa forma, fica mais fácil aumentar o giro do seu estoque. Falamos sobre o cálculo do giro de estoque, pois é uma fórmula primordial para que possa realizar a devida gestão do seu estoque.
A organização do estoque é um fator importante para que possa alimentar sistemas de gestão, bem como apoiar o setor de vendas, haja vista a importância de ter o produto de forma rápida quando realizar a venda.
Mesmo em lojas online é importante ter facilidade de acessar os produtos que mais têm saída na rotina do ecommerce.
Sendo assim, a gestão do estoque deve ser física, bem como sistêmica. Afinal, não são poucas as empresas que perdem vendas por ter dados incorretos sobre seu estoque. O que causa constrangimento no momento da venda.
Por isso, os dados devem estar equivalentes entre os sistemas e a realidade. Assim sendo, a organização do estoque se estende aos devidos lançamentos das entradas e saídas.
Geralmente a organização do estoque precisa ser física, e os lançamentos em sistema precisam ser compartilhados com o setor de compras e vendas. Porém, há alterações conforme o porte e segmento de cada empresa.