Conforme informações oficiais, com o Open Banking, espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança (openbankingbrasil.org.br). Sendo assim, além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que possuem o cliente no centro.
Ainda conforme o site oficial, esses novos modelos, que podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitam ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira. Bem como, o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, e de seus interesses e objetivos.
O BC informa que os clientes poderão autorizar o compartilhamento de dados de instituições participantes do Open Banking com as quais possuem relacionamento destinado à prestação de serviço financeiro ou à realização de operações financeiras.
Dessa forma, a partir da 2ª fase do Open Banking, as instituições participantes possibilitam aos clientes solicitarem o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito. No futuro, outras informações, por exemplo, sobre investimentos e seguros, também poderão ser compartilhadas, mediante prévio consentimento do cliente.
Para compartilhar seus dados no Open Banking é necessária a sua manifestação ativa, na forma de consentimento para finalidades determinadas à instituição para a qual deseja enviar seus dados. O consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses. Esse processo será feito em ambiente digital seguro, inclusive com a identificação do consumidor, informa o site oficial.
Todavia, o Banco Central ressalta que a 1ª fase do Open Banking não envolve o compartilhamento de dados pessoais dos clientes, de forma que o consentimento não é exigido nessa etapa.
Primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento no canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados. Em seguida, você será redirecionado para a instituição que mantém tais dados, e nesse ambiente poderá autenticar a sua identidade e confirmar o compartilhamento.
No último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial para a recepção de comunicação sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento.
Somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento. Quando for confirmar o compartilhamento de seus dados, você poderá revisar os dados que deseja compartilhar e verificar se estão corretos. O site oficial do Open Banking ressalta que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições.