O período de inscrição para participar da Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil será aberto nesta terça-feira, dia 27 de setembro. De acordo com as diretrizes, alunos de escolas públicas e particulares de todo o país poderão se inscrever de forma gratuita.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de outubro, exclusivamente por meio do site Olimpíada Brasil. A inscrição poderá ser feita diretamente pelo estudante, sem a necessidade de que a escola se inscreva.
O governo federal está promovendo a Olimpíada como parte das comemorações do bicentenário. De acordo com a organização, o objetivo da competição é provocar uma reflexão sobre a importância da Independência e de todos os seus desdobramentos em um espectro mais amplo que o histórico.
Realizada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a iniciativa pretende estimular a difusão de conhecimento em diversas áreas do conhecimento.
Nesse sentido, as questões da Olimpíada abrangerão diversos temas transversais como, por exemplo, Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, entre outros.
A Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil contará com a aplicação de provas em quatro fases, incluindo provas virtuais e presenciais. Além disso, a competição de conhecimento terá duas categorias. São elas: sênior e júnior.
A categoria sênior é voltada para estudantes nascidos de 1° de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2007. Nessa categoria não podem participar estudantes que estejam matriculados em algum curso superior. Poderão participar da categoria júnior os estudantes nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unesp libera resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023; saiba mais.