Para obter sucesso na entrevista de emprego é importante direcionar o seu comportamento de forma objetiva, sendo assim, considere destacar a sua trajetória profissional em ordem cronológica inversa e adotar uma postura participativa.
O candidato deve direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego e esse direcionamento pode ocorrer de forma direta e indireta. Sendo assim, é importante que destaque pontos relevantes no que tange a sua trajetória profissional, ao passo que também saiba direcionar apontamentos relevantes de forma resolutiva.
Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa tímida, informe que deseja realizar algum curso que expanda a sua capacidade de comunicação e oratória. Dessa forma estará sendo resolutivo e resiliente ao apontar uma situação que requer melhoria.
É possível levar para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial profissional de forma objetiva. Fale sobre a sua capacidade para lidar com conflitos e pessoas; gestão de processos; acompanhamento de projetos; alcance de metas; implementação de sistemas; avaliação de indicadores; controle de agendas; dentre outros pontos que sejam importantes para o seu perfil profissional.
O comportamento do candidato é um ponto que requer uma análise constante para que seja resolutivo. Sendo assim, não mantenha seus braços cruzados e fale de maneira calma e tranquila.
É importante que o candidato seja assertivo nas suas respostas e mantenha contato visual com a gestão que conduz o processo de recrutamento e seleção, ao passo que deve evitar gesticular excessivamente, já que essa é uma demonstração de ansiedade excessiva.
É aconselhável que o candidato conheça a cultura da empresa e analise a viabilidade da vaga, considerando os valores envolvidos. Visto que essa análise é cabível a todos os envolvidos e o candidato só se sentirá apto a realizá-la, ao não se colocar de forma negativa no processo seletivo.
Portanto, enquanto o candidato, faça as devidas adaptações e não fique aquém do seu potencial através de uma postura de autossabotagem profissional; o que pode ocorrer quando não há nenhum tipo de preparação para o processo seletivo. Sendo assim, seja resolutivo durante a entrevista de emprego e demonstre clareza sobre seus objetivos profissionais.