O eSocial é o sistema do Governo que foi elaborado com o objetivo de realizar diversas substituições. Contudo, no momento atual, elas já foram realizadas. Por isso, o envio das informações pelo eSocial é primordial para que a empresa se mantenha em dia com o fisco.
Considerando as obrigações mensais, é importante acompanhar o cronograma dos envios de forma correta. Sendo assim, confira as obrigações do eSocial dentro do mês de novembro.
No entanto, é importante ressaltar que o dia 15 de novembro é feriado, por isso, ocorre a antecipação dos envios para o dia 14. Além disso, por se tratar de um mês do final de ano, no dia 30 de novembro é necessário enviar o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário ao eSocial.
07 de novembro
GFIP
FGTS
SEFIP
DAE – Segurado Especial / Doméstico / MEI
14 de novembro
DCP
DCTFWeb
EFD-Reinf
eSocial
16 de novembro
EFD-Contribuições
INSS – Contribuinte Individual / Segurado Facultativo
18 de novembro
DAS- Simples Nacional / DASMEI
PIS / COFINS / CSLL / IRRF – Retenção na Fonte
PGDAS-D
GPS/DARF / INSS / DARF / IRRF
23 de novembro
DCTF Mensal
25 de novembro
PIS – Faturamento / Folha Pagamento
COFINS – Faturamento
IPI – Produtos em Geral
30 de novembro
DME – DOI /DIF
IRPJ / CSLL Mensal
1ª parcela 13º Salário / Contestação do FAP
Todas as empresas devem realizar o envio do eSocial, independentemente do seu porte, já que o governo realizou a implementação do sistema de acordo com o grupo e com o faturamento. No entanto, no momento atual o 4º grupo já está em vigor, sendo assim, é importante que acompanhe as datas corretas para que a sua empresa fique em dia com o fisco.
Principalmente, considerando que através dos envios corretos ao eSocial, as empresas estarão em dia com o envio das obrigações acessórias anuais, já que o eSocial funciona através do encadeamento de informações.
Por isso, quando as obrigações mensais são enviadas corretamente, os envios anuais são uma consequência das medidas corretas. Entretanto, caso a empresa não esteja em dia com os envios do eSocial, é necessário realizar uma programação interna para sanar as pendências relacionadas ao sistema.
Uma vez que o eSocial é uma centralização de informações que funciona como uma maneira objetiva de administrar uma organização, portanto, é uma maneira de se manter em dia com o governo, bem como é uma forma de organizar a administração empresarial interna.