O movimento Simbolista: aquilo que você precisa saber!
O que você sabe sobre o movimento Simbolista?
Apesar de ele não ser tão estudado nas escolas, o movimento Simbolista pode aparecer em questões de prova envolvendo artes, literatura ou história.
Assim, é essencial que você domine as principais características desse movimento para manter um bom desempenho na sua prova! Por isso, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o Simbolismo.
Simbolismo: definição
Com origem na França, o Simbolismo surgiu de teorias estéticas do poeta Charles Baudelaire, com maior destaque na poesia. O movimento ocorreu no final do século XIX, antes do movimento modernista.
A proposta era o resgate dos símbolos, compreendendo uma linguagem universal. O poeta é tido como decifrador de símbolos e caminha contra a materialidade do corpo, a subjetividade do realismo e as descrições do naturalismo.
Simbolismo: características
O simbolismo, de maneira geral, busca a relação com algo maior, uma instância coletiva e universal, a transcender e mergulhar no espírito. Entre as principais características do movimento, pode-se destacar:
- Silêncio metafísico representado com pausas, reticências, espaços em branco e rupturas sintáticas.
- Sinestesia, descrevendo aquilo que é captado pelos cinco sentidos.
- Temas com foco na interioridade humana.
- Presença de antítese e oposição.
- A poesia como visão da existência.
- Presença da religiosidade em toda sua pluralidade.
- Presença de luz e sombra em suas descrições.
- Imagens lúgubres, decadentes e sombrias.
- Uso de metrificações irregulares e versos livres.
- Conceito musical do poema.
O Simbolismo no Brasil
No Brasil, o simbolismo manteve os traços do movimento francês, embora tenha substituído a boemia e epítetos pela religiosidade e liturgia. Entre os principais nomes estão:
- João da Cruz e Sousa — nome central do movimento suas obras Missais e Broquéis marcam o início do Simbolismo no Brasil.
- Afonso Henrique da Costa Guimarães — famoso por latinizar seu nome, Alphonsus tem como marca o desencanto pelo mundo e a obsessão pela morte.
- Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos — a perturbação pela angústia metafísica e sendo considerado o mais original de todos os poetas, Augusto dos Anjos é um dos autores mais difíceis de se classificar.
sabera fencing sword with a v-shaped blade and a slightly curved handleMore (Definitions, Synonyms, Translation)