O termo “Arte Maia” é usado para definir a produção artística realizada pela civilização maia.
O assunto é abordado com frequência por questões de história e história da arte, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Arte Maia. Confira!
A arte dos maias tinha uma importante função política, uma vez que as produções artísticas em demonstravam a superioridade das dinastias que controlavam o poder das cidades-Estado. Dessa forma, pode-se dizer que a produção artística dos maias reforçava a ideia de que a família que estava no poder tinha o merecimento divino e deveria permanecer no poder.
A arte dos maias se situa historicamente na chamada Era Clássica. Além disso, ela aparece entre as mais sofisticadas do Mundo Antigo.
A arte maia utilizava pedras, cerâmica e madeira para construir as estátuas e imagens em baixo relevo, as quais seriam usadas para decorar os templos e outras construções. Porém, a arte Maia não tinha somente uma função estética: as produções retratam a história da sua civilização. No Templo das Pinturas, por exemplo, existem referências que mostram momentos da história dos povos que habitaram o local.
Também devemos mencionar que, assim como em outras civilizações pré-colombianas, a arte maia estava relacionada com aspectos da religião desse povo. Dessa forma, diversas produções mostram homens realizando ritos, sacrifícios e cultos aos deuses são retratadas.
A arquitetura também era uma forma de produção da arte maia. Algumas obras se destacam pela sua complexidade, como a Escadaria dos Hieróglifos localizada na cidade de Cópan, em Honduras. A escadaria é formada por estátuas e rampas com figuras. A construção é extremamente desenvolvida se compara à outras do mesmo período feitas por demais civilizações.
Os maias também realizaram outros projetos de arquitetura, como aqueles presentes nas ruínas de Chichén Itzá, Palenque e Maypan.