Saúde e Bem Estar

O que são soft skills e sua importância no ambiente corporativo

Você já ouviu falar em soft skills? Sabe do que se trata esse tipo de habilidade? Se ainda não, este é um bom momento para adquirir esse conhecimento.

Ao longo deste conteúdo você entenderá o que são essas habilidades e por que elas são tão indispensáveis no ambiente corporativo. Acompanhe e saiba mais!

O que são soft skills?

De maneira resumida, podemos dizer que soft skills são as habilidades comportamentais que uma pessoa possui. Elas se envolvem com os atributos e traços pessoais de um indivíduo, e associando-se à competência subjetiva de cada indivíduo.

Por isso, esse tipo de habilidade costuma ser difícil de ser avaliada. Afinal, cada pessoa possui os seus próprios modos de se comportar e de enxergar a vida profissional, o que resulta em atuações diferentes no campo de trabalho.

Essas competências são vividas não apenas no trabalho individual do sujeito, mas sim, em suas relações interpessoais no trabalho que são construídas dia após dia.

Podemos dizer, por exemplo, que uma pessoa que consegue gerenciar bem um conflito dentro da equipe é aquela que possui um soft skills focado na resolução de problemas desse tipo. Ela sabe “manejar” a situação até encontrar uma saída plausível para todos.

Outros exemplos de soft skills podem ser:

  • Gerenciamento de tempo: Quando o indivíduo possui uma capacidade comportamental e subjetiva de lidar com prazos, metas e afins, gerenciando o seu tempo de forma equilibrada e consistente.
  • Capacidade de ser um bom líder: Afinal, podemos notar que algumas pessoas parecem ter uma maior inclinação para esse tipo de comportamento. No entanto, vale ressaltar que a liderança também pode ser desenvolvida.
  • Trabalho em equipe: Você já conheceu um colega profissional que simplesmente se dava muito bem com o trabalho em equipe? Pois é!

Qual a importância no ambiente corporativo?

As soft skills são fundamentais no ambiente corporativo. Elas regem a capacidade que cada indivíduo tem de lidar com as suas demandas diárias, além de oferecer o amparo necessário para a solução de conflitos e problemas cotidianos.

Quem consegue encontrar as suas maiores soft skills e, ainda, desenvolvê-las sempre que possível, certamente demonstra muito diferencial.

Além disso, as soft skills também estão associadas às relações das pessoas no ambiente de trabalho, como citamos anteriormente. Isso faz com que elas se tornem fundamentais para a construção de uma boa comunicação, que seja assertiva, clara, interessante e sem falhas.

Afinal, saber trabalhar e se comunicar com as outras pessoas é o que torna uma equipe mais forte e pronta para desafios mais intensos e interessantes.

Por isso, sempre que possível, faça uma autoanálise e observe os seus próprios comportamentos e atitudes no ambiente de trabalho. Analise como você lida com os seus colegas e com as adversidades que podem surgir.

Tudo isso lhe dará pistas de como você tem se desenvolvido e você, de fato, entenderá a importância das soft skills no ambiente corporativo. Faça essa auto reflexão e veja como isso pode mudar a sua maneira de lidar com a sua própria subjetividade no trabalho!