Muitas pessoas não sabem, exatamente, o que pode acontecer quando o nome fica sujo. Além disso, podem acreditar em mitos que ouvimos por aí ou lemos em redes sociais, que tornam o “nome sujo” um verdadeiro “monstro” para a vida das pessoas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas considerações que você precisa compreender desse assunto. Acompanhe.
Quando o nome fica sujo, a primeira coisa que vem à mente de muita gente é: como poderei comprar algo novo?
A preocupação é genuína, já que o impedimento de novas compras é um dos pontos mais comuns do nome sujo, como veremos a seguir:
Se você está com o nome sujo, mas deseja fazer uma compra no crediário de uma loja, deve estar ciente de que existem chances de se frustrar com a aprovação do crédito.
Isso porque, quando nome fica “sujo”, as empresas credoras cadastram o CPF do inadimplente nos órgãos de proteção do crédito, como SPC e Serasa.
A partir disso, sempre que essa pessoa solicitar um crédito, seu nome será consultado e a dívida estará ativa lá. Logo, as chances de conseguir um novo crédito podem reduzir drasticamente por isso.
Afinal, para a empresa credora, se você deixou de pagar outra instituição financeira, as chances de ser inadimplente novamente são grandes.
Seja para fazer um financiamento, ou para simplesmente assinar um contrato de aluguel, as consultas no seu nome podem acontecer.
E não só podem acontecer, como podem atrapalhar na hora de conseguir fechar um novo negócio.
O empréstimo para a compra da casa pode ser muito difícil de ser liberado. E o aluguel pode ser negado devido ao receio que o proprietário pode ter de você não pagar o valor mensal.
Sem dúvidas, isso pode acontecer quando o nome fica sujo, mas não necessariamente é uma regra. Ainda assim, vale pensar sobre a possibilidade.
Se você deseja trabalhar em uma instituição financeira, como um banco, e atuar diretamente com o manuseio de dinheiro alheio, saiba que a condição de nome sujo pode impedir a contratação.
E ainda, se você já trabalha na área, poderá ser demitido por isso!
Porém, aqui vale um adendo: essa regra só vale para quem trabalha diretamente com o dinheiro de outras pessoas. Se você não cuida dessa parte, não poderá ser demitido nem barrado no processo seletivo por estar com o nome sujo.
Por fim, saiba que esta é mais uma consequência que pode acontecer quando o nome fica sujo: bloqueio no passaporte.
Porém, para isso acontecer, um juiz deverá ordenar esse bloqueio, e isso acontece apenas em casos específicos – normalmente, dívidas com alimentação, por exemplo, não geram esse tipo de consequência.
Ainda assim, é importante ficar atento às dívidas em aberto, a fim de organizar a vida financeira. Boa sorte!