Muito se fala sobre o que fazer quando as provas vão se aproximando. Mas quais são os principais erros a se cometer na semana fatídica?
Bom, quem estuda para concursos públicos há tempos sabe bem como a última semana costuma trazer bastante tensão e ansiedade. Os pré-vestibulandos também devem vivenciar esse mix de sentimentos.
Entre tantas dicas do que não fazer, selecionamos três, que valem para estudantes de todos os níveis.
É comum pensar que deve-se usar cada segundo do tempo que tem até o dia da prova para ‘enfiar’ o máximo de informações possível na cabeça. Afinal, haverá muito tempo para dormir depois que ela passar, certo?
Bom, esse é um erro cometido por muitos concurseiros e demais estudantes. A última semana pode ser aproveitada sim para seus estudos, mas de uma forma leve e dinâmica.
De acordo com especialistas no assunto, os últimos dias podem servir para revisar as anotações, os flashcards e mapas mentais, por exemplo. Além disso, dá para assistir a documentários e filmes para aprender conteúdos, ouvir podcasts e até responder questões.
Entretanto, mesmo assim, certifique-se de ter uma boa noite de sono durante a semana e qualquer parte extra de estudo faça durante o dia.
A semana antes dos exames não é apenas sua última chance de estudar antes dos exames, é também sua última chance de absorver o máximo de informações úteis de seus professores antes que a pressão dos exames chegue e você fique preso.
Quaisquer perguntas que você tem sentado por um tempo, que acabaram de surgir, ou que podem até parecer um pouco tolas ou insignificantes – esta é a hora de enviar esse e-mail e perguntar. Seus professores estão aqui para ajudar e farão questão de aproveitar sua última chance de fazer exatamente isso.
Mesmo que sinta que os está bombardeando com perguntas, continue a enviá-los! Você nunca sabe que tipo de informação fará uma grande diferença no grande dia.
Isso é importante. As coisas podem começar a parecer muito apavorantes durante a semana anterior à prova. Sendo assim, é fácil ficar sobrecarregado e estressado. Afinal, muitos pensamentos vêm à mente, sobretudo quando se essa avaliação representa uma mudança de vida, como ocorre com quem presta concursos.
Ao mesmo tempo que você pode ler alguns conteúdos de estudo, tente não forçar a barra e ficar horas estudando, conforme já falamos.
Além disso, o estresse com o meio que o cerca deve também ser evitado ao máximo. Isso significa não brigar com familiares ou parceiro, por exemplo.