O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do Governo Federal, que visa ajudar as pessoas de baixa renda a adquirir seu primeiro imóvel próprio. Até 90% do valor do imóvel é subsidiado, enquanto o restante deve ser pago pelo beneficiado.
No entanto, o não pagamento das parcelas do financiamento do Minha Casa Minha Vida, pode gerar negativação do nome. Isso mesmo! O CPF é incluído na lista dos birôs de crédito, como SPC e Serasa, bem como a perda do imóvel. Portanto, confira na matéria desta quarta-feira (22) do Notícias Concursos, como negociar a dívida advinda do não pagamento das parcelas.
Leia mais: Quem já tem imóvel pode participar do Minha Casa Minha Vida?
Ficar com o nome sujo no SPC e Serasa por causa de dívida com o programa Minha Casa Minha Vida pode gerar consequências desastrosas para o consumidor. Com efeito, correr atrás de uma renegociação da dívida é muito importante.
Dessa maneira, logo de cara, se percebe que de todos os problemas pelo débito em aberto, a possibilidade de perder o imóvel adquirido é a maior ameaça. Caso haja a confirmação da perda da residência recém-adquirida, também se perde a oportunidade de pedir qualquer outro financiamento através do Minha Casa Minha Vida.
O desdobramento da dívida não paga se refere a não mais poder solicitar e conseguir um crédito. Além disso, o valor fica disponível para bancar o custo de construção de imóvel próprio.
Portanto, após 3 meses de atraso nos pagamentos das parcelas, a negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito é realizada. Por essa razão, procurar fazer uma renegociação é importante.
O interessado, devedor das parcelas, deve buscar a própria instituição financeira que fez a ele o financiamento em condições especiais. Há de se considerar todas as regras do programa.
Via de regra, a Caixa Econômica Federal é a responsável pelo contrato imobiliário. Ela possui um canal específico para atender a seus correntistas.
Outra possibilidade é recorrer a uma empresa especializada no ramo de negociação de dívidas. Esta intermediária ficará encarregada de todo o processo de negociação. Logo depois, entrará em contato com o consumidor para atualizá-lo das propostas.
É importante que o consumidor inadimplente não demore para buscar uma alternativa de renegociação do débito. As prestações do Minha Casa Minha Vida precisam ser pagas pelos motivos, claro, já antes elencados.