Saber o que fazer diante de uma gravidez indesejada é o questionamento de muitas mulheres, todos os dias.
O medo, a insegurança e as incertezas do futuro reforçam que uma gravidez que não foi planejada seja vista como o “fim da vida”, “fim da carreira” ou outros tipos de estereótipos difíceis.
Embora seja uma situação delicada e que requer mudanças bruscas na vida, existem alguns pontos que poderão lhe tranquilizar, mesmo que minimamente, diante deste episódio.
E nós estamos aqui hoje para tentar lhe acolher da melhor forma possível. Para isso, acompanhe este texto e vem refletir com a gente!
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o pensamento “o que fazer diante de uma gravidez indesejada” não possui um passo a passo a ser seguido.
Ou seja, é preciso que você saiba respeitar os seus sentimentos e o seu momento, sem querer se forçar à aceitação ou tentar mudar o que você sente de uma hora para outra.
Entretanto, algumas considerações abaixo poderão lhe ajudar a visualizar a situação de uma forma um pouco mais leve. Continue lendo.
O primeiro ponto que deve ser considerado é, sem dúvidas, um dos mais difíceis. Lidar com uma gravidez indesejada não é simples e, por conta disso, você pode acabar se cobrando em demasia.
Mas tente se lembrar de que você não precisa se tornar uma super mãe da noite para o dia. Até porque, na realidade, nenhuma mulher (mesmo as que desejam a gravidez) sentem-se pronta de uma hora para outra.
Por isso, pare de se cobrar e de querer uma posição mais maternal logo de cara. Saiba que você terá bastante tempo para se adaptar à ideia, além de ter o seu filho ou filha como alicerce nessa descoberta em sua vida.
Não tente esconder os seus sentimentos apenas para agradar as pessoas em sua volta. Isso não é nada justo com você!
Mas sim, permita-se chorar, lamentar e até mesmo desabafar com alguém de confiança. Lembre-se que uma dor ou frustração pode sempre ser gasta com palavras e lágrimas.
E quanto mais você põe seus sentimentos em palavras, mais leve você poderá se sentir.
Passado alguns dias da descoberta da gravidez indesejada, procure ler histórias sobre filhos. Veja mães relatando momentos com as crianças e até mesmo com os filhos mais velhos.
Esse tipo de exercício pode criar novas perspectivas em seu coração, fazendo você visualizar o futuro com uma pessoa que estará com você.
Depois que você já estiver um pouco mais adaptada ao momento, tente ver fotos de bebês na internet. Esse tipo de prática fará com que você comece a se imaginar na posição de mãe.
Imagine os traços que o seu bebê terá, tente visualizar os seus olhos e o sorriso. Além disso, imagine o toque na sua pele suave, e assim por diante.
Quando você começar a encaixá-lo em sua rotina mentalmente (como imaginar você acordando e vendo o lindo sorriso do bebê), você conseguirá acalmar um pouquinho o seu coração.
Por fim, não tente enfrentar tudo sozinha. Busque suporte psicológico!
A psicoterapia poderá lhe auxiliar no seu processo de ressignificação deste momento delicado, trazendo novas perspectivas para a sua vida.
Se você não tiver condições de pagar um psicólogo, lembre-se que há atendimento gratuito em diversas universidades que têm o curso de psicologia. Procure o Serviço Escola de Psicologia do campus em questão e marque a sua consulta gratuita.