As principais responsabilidades de um gestor comercial são a gestão da equipe de vendas e o desenvolvimento de estratégias para aumentar as vendas da empresa. Por isso que hoje, nós indicaremos o que é um gestor comercial e qual a sua função.
O responsável pela equipe de vendas é chamado de “gestor comercial” ou “gestor de vendas”.
Dentro desse quadro, é de responsabilidade do mesmo, escolher, equipar e inspirar sua equipe. No entanto, isso não é tudo o que eles precisam fazer.
Encontrar métodos e soluções que ajudem a atingir suas metas de vendas e manter seus clientes satisfeitos é essencial na gestão de vendas.
Ou seja, os deveres de um gestor comercial vão além da mera liderança e incluem, entre outros, fornecer orientação sobre a melhor forma de aplicar técnicas de vendas, conduzir pesquisas de mercado e defender interações positivas com o cliente antes e depois da venda.
Além dessas responsabilidades, um gestor comercial deve se relacionar com o diretor comercial da empresa e participar do planejamento estratégico, coordenando seus esforços com os do departamento de marketing.
Como você pode ver, um gestor comercial é responsável por uma grande variedade de tarefas. Se isso é algo que você está interessado em seguir profissionalmente, continue lendo para saber mais sobre as funções essenciais do cargo.
Uma estratégia bem pensada é a base sobre a qual repousa o sucesso. Assim, a primeira função é planejar, e os demais deveres vêm depois.
É fundamental que o gestor de vendas conheça profundamente o processo de planejamento de vendas da empresa no contexto do planejamento de vendas na totalidade. Somente com essas informações você poderá determinar seu desempenho e os parâmetros gerais de sua equipe.
Além disso, entender o segmento de mercado ao qual a empresa pertence é fundamental para definir as ações estratégicas da divisão e produzir uma previsão de vendas precisa.
Esse gestor terá mais facilidade em priorizar tarefas e direcionar os esforços de sua equipe se tiver um conhecimento profundo do processo de vendas da empresa.
Aqui, as responsabilidades de um gestor comercial incluem estabelecer metas e objetivos, organizar e determinar as funções dos membros da equipe com base em suas habilidades e experiências individuais e delegar tarefas aos indivíduos mais qualificados.
Além de atribuir tarefas e exigir resultados, cabe a ele prover os recursos necessários para que sua equipe cumpra suas diretrizes. Nesta conjuntura, é crucial que um sistema de gestão de vendas incorpore um ambiente de trabalho saudável em todos os sentidos da palavra, incluindo questões comportamentais e emocionais.
Um bom gestor de negócios, então, deve orientar diariamente sua equipe em busca de resultados ótimos, estando presente, mas evitando a armadilha autoritária.
Quando falamos sobre os controles internos da gestão de vendas, estamos nos referindo não apenas a manter o controle desses números. Ou seja, não basta apenas estabelecer metas de quais percentuais e números devem ser alcançados. É preciso também monitorar o progresso em direção a essas metas.
Os principais indicadores de desempenho (KPIs) ajudam o gestor de vendas a acompanhar não apenas o progresso dele ou de sua equipe ao longo do tempo, mas também a lucratividade geral da empresa e seu potencial de crescimento.
Mas para cumprir todas essas responsabilidades, é crucial que a personalidade do gestor de vendas seja adequada para o trabalho.
Por isso, confira as principais competências que todo bom gestor comercial deve possuir.
Um líder é um profissional hábil em ajudar os outros a desenvolver suas próprias habilidades. O líder é quem emite as diretrizes que devem ser cumpridas.
A capacidade de antecipar problemas e agir com rapidez e confiança para resolvê-los são cruciais nessa função.
É comum que o departamento de vendas de uma empresa seja sua divisão competitiva mais agressiva. Portanto, o espírito competitivo é frequentemente encontrado em perfis de gestores de vendas bem-sucedidos.
Ela é vital não apenas para impulsionar suas próprias ações, mas também para elevar o moral de sua equipe.
É fundamental ter em mente que as ações do gestor comercial estabelecem um padrão para o restante da equipe.
Assim, manter um alto nível de ética é crucial para preservar a integridade da reputação profissional e a posição do negócio.