Com os avanços da tecnologia no mercado, principalmente nas empresas, o impacto é extremamente grande no caso da indústria. E a indústria 5.0, é a consequência de todos os avanços tecnológicos. Por isso, que hoje, nós abordaremos sobre o que é a indústria 5.0 e como implementar no seu negócio.
Para se manter atualizado no mercado, o negócio precisa integrar pessoas e máquinas de uma forma inovadora. Portanto, esse processo vai muito além de realizar investimentos de automação nas formas de produção.
A evolução das indústrias ocorreu a partir do desenvolvimento da tecnologia, bem como seus impactos no comportamento das pessoas no trabalho e no consumo. Sendo assim, a classificação das indústrias perpassa pelas seguintes etapas:
Teve início a partir da digitalização, em que transformou a organização dos processos produtivos e a atualização dos canais de atendimento. Para isso, utiliza os avanços tecnológicos existentes.
Além disso, a indústria 5.0, também se relaciona a:
Assim, a indústria se transforma, principalmente se voltando para se converter num ambiente sustentável. Aliás, onde valoriza as pessoas tanto para atingir seus objetivos industriais como no ambiente interno da empresa.
Apesar de sua complexidade, possuir pessoas e máquinas trabalhando ao mesmo tempo no ambiente de trabalho, exige que transformações de comportamento e de tecnologia sejam implementadas.
Desta forma, vamos dar algumas dicas de como implementar a indústria 5.0 no seu negócio:
Constatando que a indústria 5.0 se volta para adoção de tecnologias diferenciadas, existe a exigência de uma nova visão no que se refere ao negócio e o ambiente de trabalho. É necessário que haja adaptações, ainda mais voltadas para uma nova mentalidade não interior da empresa.
Para tanto, é necessário qualificar a equipe de colaboradores, de forma a utilizar e contribuir com as inovações. Logo, as empresas precisam se tornar mais flexíveis em termos de mentalidade.
Volte sua empresa para captar dados e informações constantemente, e desta forma, é possível tomar decisões mais acertadas.
Otimize os dados de forma que você consiga realizar o mapeamento de tendências e de comportamentos dos clientes, e assim se antecipar as oportunidades ou ameaças. Desta forma, é possível reduzir os riscos na hora de tomar decisões.
A busca pela inovação, vai desde a utilização dos meios mais modernos até os usos diferenciados dos produtos e serviços, que se voltam para melhorar os resultados da empresa.
Assim, a busca por tecnologias atualizadas, bem como a implementação de metodologias ainda não muito utilizadas, geram as otimizações fundamentais para atingir o limite máximo que a indústria 5.0 pode oferecer.
Um dos grandes riscos do uso de tecnologia de ponta, é a ação de cibercriminosos. Pois, assim possibilita o vazamentos de dados, roubos, além de, causar grandes prejuízos financeiros e operacionais nas empresas.
Para tanto, é preciso ter a garantia de que os investimentos em segurança de informação possam prevenir esses ataques. Consequentemente, gerando maior credibilidade para a empresa, além de assegurar que não ocorram prejuízos.
Desta forma a indústria 5.0 transforma todas as relações existentes na empresa, sejam elas trabalhistas, sociais ou de consumo.
Concluindo, é uma maneira de colocar frente a frente, homens e máquinas, em benefício da lucratividade na empresa. Portanto, valorizando as relações entre as pessoas.