Você sabe o que é foresight estratégico? Sabe como ele ajuda sua empresa? Pois, este é o assunto que hoje apresentaremos neste artigo, para que você conheça e se utilize dos benefícios para fazer a sua empresa crescer.
Utilizando este método, é possível analisar o comportamento do mercado de forma presente e prospectar o mercado futuro. Desse modo é muito mais fácil realizar estratégias acertadas.
É uma maneira de buscar ponderações sobre o futuro e, desta forma, viabilizar ações para que a empresa se prepare para enfrentar a realidade que se impõe no momento futuro.
Assim, se consegue analisar o que está por vir sob diversas possibilidades. Então, considera as grandes transformações que poderão se configurar, bem como analisar as mutações que podem ocorrer.
Assim, este método considera que o mundo está determinado pelo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity), que traduzindo, significa: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Enquanto o planejamento estratégico se volta para olhar o presente e pensar sobre como é possível fazer melhor, e o que é possível expandir diante do que se faz no momento, o foresight estratégico foca no mundo daqui a 10 ou 20 anos. Por isso, reflete sobre quais os produtos que serão necessários para os clientes e de que forma é possível atender a demanda.
O foresight estratégico pode ajudar a empresa a crescer e se desenvolver em diferentes pontos. Ele pode inclusive se transformar em uma grande entrada para a inovação, dando maior flexibilidade para que as empresas se adaptem para o futuro.
Assim, podem criar negócios novos, otimizar a gestão da empresa e ter iniciativas para que ocorra a transformação digital. Desta forma, este método estratégico pode ajudar a empresa em diversos aspectos. Confira.
A partir de uma visão de futuro diferenciada das demais empresas, é possível que ela defina os parceiros ideais para que seus projetos sejam realizados.
As contratações de pessoal, se direcionam para atender aos objetivos da empresa. Aliás, que é atender o cliente do amanhã em suas necessidades e demandas.
Os colaboradores precisam atender às exigências do novo mercado voltado para o futuro. Para tanto, é preciso se aperfeiçoar, estudar e compor uma nova estratégia de ação.
As melhorias nas tomadas de decisões estão totalmente voltadas para atender a demanda da clientela num outro patamar: os consumidores que virão. Os olhos sempre estarão voltados para as tendências de mercado, para a tecnologia e para a inovação.
É preciso sair do tradicional, o cliente quer ser atendido de forma diferenciada e personalizada. Assim, o atendimento e a experiência de venda se modifica. Na realidade, deve sempre acompanhar as necessidades que vão sendo criadas pelos consumidores.
Pense em utilizar novas experiências de compras como, por exemplo: o cliente está na loja física, e a partir de uma experiência de inteligência artificial, insere suas medidas de altura, peso, além de uma imagem sua. Em seguida, verá aquela roupa que você deseja, vestida em seu avatar. E ainda, obter informações sobre o vestido como uma descrição detalhada.
Esta experiência substituiria aquele processo chato de prova de roupas. Em poucos cliques, é possível retirar a sua, coloca a que deseja comprar, não deu certo, prova outra e assim, muitas pessoas provando a mesma roupa.
O intra-empreendedorismo surge a partir das relações que se estabelecem no interior da empresa. Não é mais aceitável que existam colaboradores que fiquem competindo entre si.
Afinal, todos os funcionários precisam atuar de maneira a produzir de forma eficiente os produtos que vão atender as novas necessidades da clientela.
Cada equipe de trabalho precisa andar de forma harmoniosa e colaborativa. Sendo assim, é necessário avaliar a inovação como sendo necessária e assim, possibilitar que toda a equipe cresça de forma saudável, voltada para o bem-estar da empresa.
Assim, o foresight estratégico veio para ficar, e merece ser tratado com maior atenção. Afinal, é o primeiro grande sinal de que a empresa está se preparando para o futuro e que deseja sobreviver neste mundo de transformação.
Concluindo, aplique o método em sua empresa e se volte para atender as pessoas do futuro, suas necessidades, dores e satisfações.