Muito se tem falado sobre CRM nos meios de comunicação, mas pouco se explica sobre ela. Mas, afinal, o que é CRM? Como ela pode ser implantada na empresa ou franquia? Estas são as perguntas que hoje pretendemos responder com este artigo.
CRM significa Customer Relationship Management que, traduzindo para o português, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim, o CRM é um agrupamento de estratégias de relacionamento que tem por base um método de abordagem, oferta e orientação da empresa.
Utilizando um bom software de CRM é possível realizar um diagnóstico dos clientes e guardar as informações que são significativas, com a intenção de fortalecer as relações entre empresa e cliente.
Para isso, é importante que o empreendedor entenda a importância do modelo e aplique de forma adequada para conferir os muitos benefícios que as vendas na empresa ou franquia terão.
Para que a CRM funcione de fato na sua empresa ou franquia, é necessário que você siga os passos que apresentaremos na sequência:
Para desenvolver uma cultura de CRM você precisa optar por estratégias que atuam no atendimento e na satisfação do público. Assim, você precisa ter maior conhecimento sobre os seus clientes, perceber as suas necessidades e problemas para, então, buscar opções para que a satisfação do consumidor ocorra.
Saiba que os softwares de CRM podem auxiliar muito neste processo.
Sabe-se que, quando os colaboradores se sentem parte do processo, eles tendem a ficar mais motivados para participar. Sendo assim, proponha aos seus funcionários a implantação do CRM e faça-os perceber que suas ideias podem contribuir muito com as vendas da empresa ou franquia e, com isso, todos saem ganhando.
Estudem e vejam a viabilidade de implantar o CRM na empresa de forma prática, avaliando os custos, os benefícios, as facilidades de uso, os apoios que podem ser envolvidos e a escalabilidade.
Uma opção é optar por um SaaS, ou seja, um software que é disponibilizado na nuvem, que funciona como um serviço de assinatura. Desta maneira, os colaboradores podem acessar o CRM a qualquer momento e de onde estiverem, podendo usar, inclusive, um aplicativo de celular.
Para tanto, você pode utilizar desde um grupo de WhatsApp, até ferramentas de comunicação como o Slack por exemplo.
Este momento é especial pois os colaboradores se sentirão parte do processo e envolvidos em todas as etapas de implantação de CRM. Mas saiba que, toda mudança gera uma saída da zona de conforto e, assim, haverá medos, resistências e dúvidas.
Implante o sistema de CRM aos poucos e vá colhendo feedbacks dos seus colaboradores a cada mudança. Isso é muito importante pois ele pode ser modificado a qualquer momento, de acordo com os retornos obtidos.
Alinhe o CRM com a sua equipe, otimize processos e saiba como funciona para poder ajudar em qualquer uma das fases de implantação.
Faça reuniões rápidas e frequentes apontando os resultados e os ganhos obtidos com a implantação do processo. Faça-os perceber que as vendas podem ser aumentadas e que está auxiliando os colaboradores a atingir suas metas de vendas.
Crie regras de funcionamento para que a implantação do CRM obtenha sucesso. Desta forma, é possível criar maneiras pelas quais os colaboradores deverão contatar com os clientes e os caminhos pelos quais cada contato deve acontecer para atender ao funil de vendas.
Esta atitude servirá para tranquilizar a sua equipe e deixá-la mais confiante. Ofereça ajuda sempre que necessário e deixe claro que você está neste processo para ajudar e não para cobrar resultados.
Por fim, o processo de implantação do CRM na empresa ou franquia pode ser tranquilo ou ser vista como uma obrigação. Sendo assim, cabe sempre a você, empreendedor, dar o tom correto e mais assertivo para que tudo seja implantado com sucesso e os negócios realmente possam seguir em um processo saudável e de muito sucesso e lucratividade para a empresa.
Temos certeza que as informações aqui passadas no post de hoje serão de grande ajuda neste momento. Boa sorte!