Entender o que é comunicação intrapessoal pode lhe ajudar a ter uma relação melhor consigo mesmo. Afinal, esse tipo de relação e comunicação devem ser trabalhados todos os dias, nos mais diversos momentos.
Por conta dessa importância, elaboramos este texto com o intuito de lhe ajudar nessa tarefa. Acompanhe e fique por dentro desse assunto.
Em linhas gerais, podemos dizer que a comunicação intrapessoal é a capacidade de “conversar” consigo mesmo. Trata-se de uma técnica de autoconhecimento, onde você “troca uma ideia” com você mesmo. É como se você se olhasse diante do espelho e pudesse conversar com o seu lado mais profundo e interno, tendo assim, novos insights e ideias.
A comunicação intrapessoal associa-se também à competência emocional, pois é através desse hábito de conversar consigo mesmo que você consegue decodificar melhor as suas emoções. Quando nos ouvimos e conversamos com nós mesmos, entendemos melhor os nossos medos, sonhos, objetivos, temores, etc.
A importância dessa conversa diária com nós mesmos está associada à capacidade de lidar com as emoções; compreender melhor o que queremos e desejamos; fortalecer nossa coragem diante dos desafios; e ponderar sobre ações futuras.
Sem essa conversa, podemos agir de uma forma superficial, onde acabamos pautando as nossas ações apenas nos desejos alheios. E isso, no longo prazo pode nos gerar muitas frustrações e desapontamentos.
Abaixo, no entanto, listamos alguns fragmentos que tornam a comunicação intrapessoal muito importante na vida de qualquer pessoa:
Viu só como a comunicação intrapessoal é de suma importância na vida de qualquer pessoa? Comece a ser mais comunicativo consigo mesmo e veja os resultados.