A autoestima profissional deveria ser trabalhada em qualquer contexto empresarial e organizacional. Afinal, ela é uma peça-chave para que profissionais possam se desenvolver e se desafiar todos os dias.
Mas, você sabe o verdadeiro significado desse termo? Quer entender a importância da autoestima profissional? Então acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro!
A autoestima profissional pode ser entendida como a autoestima que você tem perante a sua carreira profissional. É a capacidade de compreender que você tem pontos fortes e qualidades essenciais para desempenhar a sua função.
Em outras palavras, é acreditar que você é capaz de executar determinadas tarefas, sem ter grandes complicações para isso. Essa autoestima também está associada à autoconfiança que você tem com relação a sua vida cotidiana no trabalho.
Em suma, podemos ainda dizer que essa autoestima é o amor-próprio que você tem com relação a sua atividade laboral.
Assim como a autoestima de maneira geral, a profissional é extremamente importante para a qualidade de vida de uma pessoa. É a partir dela que você aprende a impor limites e trabalha de uma forma mais saudável e que não sirva apenas para “agradar o chefe”.
Afinal, você sabe o seu verdadeiro valor e não tem a necessidade de se sujeitar à situações degradantes para conseguir a atenção de alguém.
Ao mesmo tempo, a autoestima profissional também está relacionada a outros fatores importantes na vida de qualquer trabalhador. Veja quais são:
Quando você acredita no seu potencial, automaticamente se sente pronto para se desafiar cada vez mais. Mesmo diante de situações adversas, você enxerga uma oportunidade de desenvolver determinada habilidade, e isso é imprescindível para que você possa crescer na sua carreira.
Quando sabemos a nossa importância no ambiente corporativo, aprendemos a dizer “não” de uma maneira mais incisiva. Afinal, não precisamos aceitar tudo apenas para agradar ao chefe, pois isso seria uma atitude de quem tem baixa autoestima.
Assim sendo, diminuímos aquela carga de trabalho que, muitas vezes, é aceita apenas em prol do outro, e não porque você realmente queria aceitar.
Seguindo o gancho acima, quando a autoestima profissional está aflorada, você também aprende a negar trabalhos indignos. Ou seja, se determinada situação negativa tem se tornado parte do seu cotidiano no trabalho, você sabe que pode agir!
Assim, não aceita menos do que merece apenas por medo de achar que não é bom o bastante. Você, simplesmente, se posiciona de uma forma muito mais ativa.
Por fim, com a autoestima profissional alta você também é capaz de reconhecer os seus limites e não se sentir mal por tê-los.
Todo mundo tem limites. Mas, nem todo mundo sabe lidar com eles. Alguns acham que esses limites são negativos, porém, outros reconhecem que ninguém é um super herói e tudo bem!
Quando a sua autoestima está aflorada você percebe que mesmo com os seus limites há muito o que você possa oferecer. E tudo bem não ser bom em tudo! Não é mesmo?