Entender o que causa a procrastinação é o primeiro passo para lidar com o problema. Afinal, quando sabemos a causa por detrás de uma questão, poderemos pensar em soluções mais coerentes, não é mesmo?
Pensando nisso, portanto, trouxemos algumas possíveis causas da procrastinação para que você possa conhecer e saber mais. Acompanhe.
Entenda o que causa a procrastinação e saiba mais sobre como evitar esse tipo de problema no trabalho e nos estudos:
Você sabia que a insegurança e a baixa autoestima podem provocar a procrastinação? Isso se deve ao fato de que a falta de confiança em si mesmo pode fazer com que você se sinta inseguro na hora de começar a executar algo novo.
Portanto, se essa for a questão, o ideal é praticar o autoconhecimento e aprender a lidar com seus limites, reconhecendo também os seus pontos fortes.
Assim como a sensação de “incapacidade” (que surge em pessoas com baixa autoestima) pode ser a causa da procrastinação, o medo do julgamento também desencadeia o problema. Isso porque a pessoa pode recuar na hora de agir, por crer que os demais apenas irão criticá-la.
Ter dificuldade para enxergar o longo prazo também é o que causa a procrastinação. Afinal, o sujeito tende a se deixar levar pela vontade de “não fazer nada”, sem parar para analisar quais serão os efeitos disso no futuro.
Perder o foco facilmente pode impedir que qualquer tarefa seja executada com maestria. Logo, a falta de concentração pode ser uma das causas da procrastinação.
Não ser organizado também é o que causa a procrastinação, uma vez que o sujeito não sabe o que deve ser feito; quando deve ser feito e por que deve ser feito. Como consequência, acaba se perdendo no tempo, deixando tudo para depois.
Questões emocionais como ansiedade, estresse e depressão também podem estar associadas à procrastinação.
Da mesma maneira, a exaustão mental provoca um cansaço extremo que impede que o sujeito cumpra com suas obrigações. Aqui, novamente temos uma das maiores causas da procrastinação.
Ter péssimas noites de sono afeta a nossa saúde cerebral, nossa autoestima, nosso bem-estar e diversas outras esferas da vida. Por isso, essa é mais uma das causas da procrastinação.
O descanso é imprescindível para que tenhamos mais disposição e energia no dia a dia. Atente-se para as suas noites de sono e comece a avaliá-las.
Assim como a falta de visão de longo prazo, a falta de perspectiva sobre o futuro também causa a procrastinação. Até porque, se não sabemos aonde queremos chegar, por que “correr” contra o tempo, não é mesmo?
Por isso é tão importante avaliar a rotina, os sonhos, as metas. Tudo isso, juntamente com os hábitos que temos, pode nos ajudar a evitar e vencer a procrastinação. Lance um olhar mais observador sobre si mesmo e cuide de você.