Você tem dúvidas sobre o que acontece se você não declarar o imposto de renda 2021? Saiba que a declaração não é obrigatória a todas as pessoas (veja regras abaixo). Por outro lado, se você estiver dentro dos requisitos obrigatórios poderá sofrer sanções.
Um projeto de lei que está em tramitação pretende ainda estender o prazo para entregar a declaração do imposto de renda para 31 de julho. Medida semelhante foi adotada no ano passado, ambas tem como justificativa a pandemia da Covid-19.
Após o prazo, a Receita poderá te cobrar caso a sua renda, movimentações financeiras e bens indiquem que você deveria entregar declaração do imposto de renda referente a 2020.
Importante destacar que mesmo que você esteja desempregado, ainda sim, se tiver dentro das regras obrigatórias, deverá declarar o imposto de renda.
Isso acontece porque a declaração é sempre referente ao ano anterior. Em outras palavras, estamos em 2021, mas os dados se dão como o ano base de 2020.
Quem não declarar o imposto de renda 2021 até 30 de abril será penalizado com multa de, no mínimo, R$ 165,74, e máximo de correspondente a 20% do imposto devido. No caso de não existir imposto a pagar, a multa é igual ao valor mínimo (R$ 165,74).
Passado o prazo, a Receita Federal poderá enviar notificações sobre a não declaração e a multa ser paga. Se mesmo assim você não declarar o imposto de renda 2021 uma penalidade que poderá ser aplicada é o cancelamento do seu CPF. Isso só acontecesse em casos mais graves, geralmente.
Alguns critérios estabelecidos tornam a declaração do Imposto de Renda 2021 obrigatória. A não declaração pode levar a sanções e multa, como já dito acima.
Veja abaixo alguns critérios que te obrigam a declarar o imposto de renda 2021:
Confira outras condições referentes a ganho de capital e operações em bolsa de valores; atividade rural e bens e direitos no site da Receita Federal.