O poder da resiliência está na capacidade de enxergar diferente e encontrar novas oportunidades mesmo em meio ao “caos”. É conseguir olhar para todas as conquistas e derrotas, e saber reconhecer um aprendizado diante daquilo. É ter a oportunidade de crescer e se desenvolver a partir da sua projeção sobre a situação, não se deixando abalar tão facilmente.
Em tempos de crise, essa habilidade tem se tornado cada vez mais essencial. É a resiliência quem tem direcionado milhares (para não dizermos milhões) de pessoas, todos os dias. Todas elas, buscando os seus objetivos, mesmo diante dos impasses que podem surgir ao longo do caminho.
Faz parte do poder da resiliência encontrar estratégias que, além de impulsionarem a seguir em frente, também nos mostrem quem somos, o que queremos e aonde queremos chegar. Porém, ficar só na teoria não basta. Precisamos aprender a prática! E é sobre isso que discutiremos no conteúdo de hoje.
Entenda o poder da resiliência e saiba como desenvolvê-la, colocando-a em prática, dia após dia. Vamos lá?
O poder da resiliência está associado com:
Cada um desses âmbitos têm um papel fundamental em nossas vidas. Saber trabalhá-los de maneira resiliente é preparar o nosso caminho e desenvolver estratégias motivadoras, que nos façam crescer diariamente. Para desenvolver a resiliência em cada uma dessas esferas, é preciso considerar as subjetividades de cada um dos campos da vida. Abaixo daremos mais detalhes.
Pessoas que possuem a resiliência mental conseguem manter o foco e a concentração por mais tempo, além de terem uma capacidade de raciocínio muito desenvolvida. Para atingir essa resiliência, é preciso manter uma rotina com hábitos saudáveis, onde:
A resiliência física está associada com o condicionamento físico, a rotina de exercícios e a saúde do corpo. São aquelas pessoas que não necessariamente seguem uma rotina para ganho de massa magra, porém, mantêm o corpo ativo com exercícios diários, tendo-o mais forte, saudável e tonificado. Assim, estão prontas para novas atividades energizantes e, em alguns casos, mais “radicais”.
Para desenvolver essa resiliência, você precisa compreender a importância dos exercícios diários. Além de reconhecer que, sem eles, torna-se inviável manter o corpo saudável e forte.
O gerenciamento das emoções é fundamental neste tipo de resiliência. É ele quem fará com que escutemos as nossas emoções com mais atenção, entendendo todos os pontos envolvidos com elas. Assim, não deixamos a tristeza, a raiva ou o medo nos dominar, melhorando a nossa forma de lidar com as adversidades.
Nesse caso, a resiliência pode ser trabalhada através do autoconhecimento, onde você busca a causa raiz de determinada emoção, ponderando sobre a sua relação com a realidade. Além disso, a psicoterapia também pode ajudar nesse campo.
A resiliência espiritual, por sua vez, não associa-se com a espiritualidade de cunho religioso. Mas sim, ela está atrelada aos seus valores intrínsecos, à sua forma de ver e sentir a vida.
Para desenvolver essa resiliência, você precisa saber claramente quais são os seus valores pessoais e, ao mesmo tempo, saber desenvolver a sua tolerância diante das ideias alheias. Assim, você colherá uma vida muito mais saudável, equilibrada e feliz.