Você sabe o que foi o Modernismo em Portugal?
O movimento, que também se desenvolveu no Brasil, contou com importantes obras e autores em Portugal. Dessa forma, não é de se surpreender que o Modernismo Português apareça com uma grande frequência nas principais provas do país.
O Modernismo surgiu no século XX, logo no início. Em Portugal, o marco inicial do movimento foi em 1915, através da publicação da Revista Orpheu.
O Movimento Modernista surge em meio a duas grandes guerras: A Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).
Ao mesmo tempo, diversas descobertas eram reveladas, como a Teoria da Relatividade, por Albert Einstein, e a Psicanálise, por Freud.
Além disso, foi no mesmo período que se inventou o avião, a eletricidade, o cinema e o telefone.
Assim como o pensamento da época, o movimento foi fortemente influenciado por tantas descobertas e invenções.
Já em Portugal, a República foi proclamada em 1910 e, consequentemente, surgiram dois partidos distintos: os Situacionistas, que buscavam reviver os tempos gloriosos do país, e os Inconformados, que queriam romper de vez com o padrão clássico.
O Modernismo Português possui algumas características principais que se destacam nas obras de seus auotres. Vamos ver, a seguir, quais são elas.
Marcadas pelos autores e suas obras, as gerações são divididas em: