É importante para o empreendedor que faça análises dinâmicas considerando fatores externos, como a concorrência e as novidades oriundas de fatores tecnológicos.
Além disso, no empreendedorismo atual é necessário que se façam análises referentes às tendências dentro do seu segmento de atuação. Isso porque o cliente atual modifica o seu desejo de compra de forma direta e indireta, alterando assim os resultados previstos para uma empresa.
Por isso, é fundamental para o empreendedor que considere a adaptabilidade e a inovação como valores para o seu negócio. No entanto, cabe ressaltar que a adaptabilidade não condena uma empresa dentro do seu nicho de mercado, muito pelo contrário, a ideia é que o empreendedor faça adaptações para que não fique aquém do seu potencial no mercado.
Todavia, é necessário que o empreendedor seja resiliente para que consiga lidar com fatores externos não controláveis, enquanto direciona sua empresa sem perder a sua visão de mercado.
Por isso, o empreendedorismo atual é um desafio, ao passo que também traz muitas oportunidades, principalmente por conta do acesso à internet. Visto que o cliente se encontra na internet e é muito mais fácil na atualidade empreender em um comércio na era digital, via e-commerce.
Todavia, essa facilidade requer controles inerentes à gestão, bem como, investimentos direcionados.
Sendo assim, antes de aprovar um projeto é necessário que a gestão analise o impacto desse projeto em todas as áreas, principalmente nas entregas que são feitas ao cliente final.
Dessa forma, a empresa evita investir em um produto ou serviço que torne o negócio obsoleto. Por isso, o entrante no empreendedorismo precisa ter uma visão holística do seu negócio desde o início de sua ideia. Pois assim poderá amparar o seu próprio crescimento estrategicamente.
Portanto, no mercado atual está implícita a necessidade de investir em ações de marketing digital, bem como, também está implícita a necessidade de amparar o aumento das vendas, considerando todos os fatores pertinentes ao processo de compra do cliente, como a gestão de estoque, logística, atendimento e a atualização do funil de vendas da empresa.