O dinamismo da era digital deve ser considerado para que uma empresa se direcione no mercado atual, considerando todos os seus fluxos e os seus objetivos dentro do seu segmento de atuação, ainda que seja um entrante no empreendedorismo.
Para isso, é necessário que a empresa faça uma análise sobre suas ameaças e oportunidades desde a sua entrada no mercado. Sendo assim, é pertinente a utilização de ferramentas adaptáveis como a matriz Swot, por exemplo, que permite que essa análise ocorra de forma direta e simplificada.
Além disso, esse tipo de análise deve ser feito periodicamente. Visto que o mercado é inconstante e o comportamento do cliente não é estático por conta de diversos fatores oriundos de novos entrantes. Dessa forma, é pertinente que uma empresa atuante na era digital transforme os desafios em oportunidades através de uma gestão assertiva e direcionada que corrobora o seu objetivo e facilita o seu fluxo.
Essa facilidade pode ser decorrente do investimento assertivo em um sistema inovador, ou ainda, de uma pesquisa bem elaborada que pode ser transformada em um projeto que evite a obsolescência da marca. Portanto, a gestão da empresa deve ser feita considerando todos os fatores envolvidos no mercado e todos os objetivos da marca para o seu futuro.
Sendo assim, os desafios de uma empresa no mercado atual é atender a sua demanda imediatista; ao passo que consiga direcionar o seu futuro através da resiliência e da flexibilidade. Haja vista que é necessário que a gestão da empresa seja feita considerando todos os processos do mercado e suas mudanças.
É importante que a empresa se antecipe às demandas para que não fique aquém dos concorrentes. Dessa forma, o desafio da gestão no mercado atual é tão grande, amplo e complexo como o resultado de uma marca na era digital. Entretanto, da mesma forma que ocorre com muitos nichos de atuação, a era digital traz muitas oportunidades para uma empresa que atua de maneira direcionada.
Sendo assim, é importante que o empreendedor não adie a necessidade de acompanhar os seus planejamentos, tal como ocorre com uma empresa de grande porte. Visto que a era digital é volátil e pode fazer de pequenas empresas, marcas renomadas em pouco tempo, considerando a aceitação do público e o entendimento do mercado dentro do seu segmento.