O empreendedor precisa lidar com diversos fatores dentro do mercado atual, de modo que é importante que o mercado e o comportamento de compra do cliente sejam fatores estudados na rotina da gestão no empreendedorismo.
O empreendedor que conceitua a sua empresa como uma marca com potencial, tende a administrá-la de uma maneira mais planejada; o que é um diferencial dentro do mercado. Por isso, o empreendedor que entende e analisa seus riscos aumenta as chances de obter sucesso.
Uma marca no mercado atual precisa ser valorizada pelo mercado e pelo público. Entretanto, o valor de uma marca é multifatorial e o empreendedor deve estar preparado para essa mudança de paradigmas. Pois, o cliente anteriormente a era digital, possuía um comportamento passivo. Visto que os processos das empresas eram muito burocráticos, quando o cliente precisava de contato.
Entretanto, a era digital permite que esse contato seja feito de maneira rápida, sendo que o cliente deve ser atendido em sua totalidade, considerando todos e o fluxo de compras.
Ou seja, o empreendedor não deve se atentar apenas à qualidade do seu produto ou serviço, ele deve também se atentar as etapas do processo de compra do site da empresa; ao processo pós-venda e a sua gestão de estoque e logística; de modo que consiga cumprir os prazos programados, bem como consiga atender o cliente através de uma quebra de barreiras internas na comunicação.
Por isso, investimentos em sistemas como o omnichannel são de grande valia. Já que é um sistema inovador no varejo para todos os portes empresariais.
Certamente o empreendedor que tem essa dinâmica em sua visão poderá agir de acordo com esses fatores, o que torna mais produtivo o seu processo no mercado.
Sendo assim, ferramentas de análises, como Matriz Pest são de grande valia para o empreendedor. Sugerimos que faça análises constantes e acompanhe o plano de ação; já que o plano de ação de uma empresa no mercado atual deve ser adaptável.
Certamente todos esses pontos corroboram a gestão para o sucesso de uma empresa, considerando o valor da marca, a satisfação do cliente e o fluxo do mercado. Por isso, o empreendedorismo deve ser administrado dentro de uma dinâmica multifatorial, criando possibilidades durante o caminho da marca no mercado.