O atendimento ao cliente não pode ser apenas uma área numa empresa, considerando que o atendimento ao cliente deve ser um conceito na rotina e na entrega de valores da organização.
O comportamento de compra do cliente na era digital não é estático, visto que o cliente é estimulado por diversos fatores para trocar de produto ou serviço, por isso, o atendimento ao cliente deve ser um conceito na rotina da empresa.
O cliente é atendido de forma direta e indireta, desde quando ele acessa o site da empresa até quando ele precisa de um atendimento pós-venda. Por isso, todo o processo interno implica o atendimento ao cliente.
As áreas de uma empresa precisam se relacionar de maneira direta, já que a comunicação interna pode ser o grande diferencial para minimizar gargalos no processo e gerar satisfação no cliente final.
Todas as entregas que a empresa faz ao cliente se referem ao atendimento; já que o cliente é atendido quando o produto é entregue no prazo, bem como quando ele busca por uma informação de forma desburocratizada.
É importante que a empresa tenha seus valores disseminados em todas as áreas de sua atuação, já que o cliente deve ser atendido quando solicitar uma troca ou uma devolução, tão bem quanto quando ele realizar uma compra.
Investir em tecnologia também faz parte do atendimento ao cliente, independentemente de disponibilizar canais diretos para o cliente; já que uma empresa que trabalha com métricas confiáveis pode atender o cliente em tempo hábil e minimizar falhas humanas no seu processo. Portanto, o cliente na era digital é atendido pela empresa em suas redes sociais, quando entra em contato direto, acessa o site ou responde a uma pesquisa de satisfação.
Sendo assim, estudar no mercado, disseminar os valores importantes internamente e investir em tecnologias para otimizar os fluxos operacionais são formas inteligentes de atender o cliente, de modo que o contato entre a empresa e a pessoa física seja resolutivo e pontual.
Visto que o atendimento ao cliente deve ocorrer de maneira fluida para que o cliente minimize a sua necessidade de contato direto com a empresa. Contudo, caso esse contato se faça necessário, ele deve ser atendido de forma resolutiva dentro de sua solicitação.