Lançado no último ano, o Pix no Crédito do Nubank permite que os clientes façam transações via Pix sem ter dinheiro na conta digital. Neste sentido, os usuários podem realizar as transferências por meio do cartão de crédito, o famosinho ‘roxinho’ da fintech.
Em suma, os clientes podem utilizar o limite do cartão de crédito para realizar pagamentos pelo Pix. A operação pode ser feita em parcela única, cobrada na fatura mensal, ou em até 12 vezes. Além disso, antes de realizar um Pix Parcelado, o cliente pode fazer uma simulação.
Contudo, os meios da transferência não alteram o recebimento pelo destinatário. Ou seja, ele recebe os recursos, seja de forma única ou parcelada, normalmente.
A função do Nubank permite que o usuário faça um Pix para pagamento em uma única parcela, cobrada na fatura atual do cartão do cartão de crédito, ou dividido em até 12 vezes, como mencionado.
Quem recebe o valor não consegue perceber a diferença, já que o dinheiro cai instantaneamente, assim como qualquer outra transferência nesta modalidade. Todavia, para o cliente, existem taxas de utilização do serviço.
Na prática, a operação é taxa com de 3,99% ao mês para quem paga, além de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) entre 0,38% e 3,38%. Vale ressaltar que esses valores podem ser simulados antes da conclusão da transação.
A operação pode ser realizada de duas formas, com uma chave PIX ou com o QR Code do Pix. Confira o passo a passo de ambas as possibilidades:
Transação por uma chave Pix
Transação por um QR Code
O Nubank resolveu liberar R$ 200 para os clientes que fizerem compras através de um recurso específico do seu aplicativo. O usuário do cartão de crédito da fintech, o famoso roxinho, pode gastar o valor mencionado no pagamento por aproximação (contactless).
Desse modo, o cliente pode apenas aproximar o cartão da maquininha, sem inserir, e gastar menos tempo para sair com o produto da loja. Também é possível utilizar o serviço em compras acima de R$ 200, mas, neste caso, o sistema vai solicitar a senha.
Além disso, essa tecnologia de pagamento utiliza criptografia, que muda a cada transação, garantindo mais segurança ao comprador. Sendo assim, para habilitar a opção, basta:
Lembrando que o recurso pode ser desativado quando o cliente quiser, seguindo as mesmas instruções acima. Neste caso, o botão ficará na cor branca/cinza, indicando que a função foi desligada.