O Nubank contratou Morgan Stanley (MS), Goldman Sachs (GS) e Citi para ajudarem a liderar sua oferta inicial de ações (IPO) nos EUA. A informação foi passada nesta segunda-feira (9), segundo uma fonte familiarizada no assunto. Esse fato indica mais um passo do Nubank para a consolidação de seu IPO.
Nesse contexto, fontes próximas ao tema relataram que o Nubank convidou bancos de investimento para participarem do IPO. Sendo assim, o banco digital, atrelado aos bancos de investimento na participação inicial do IPO, poderia avaliar a empresa em mais de 40 bilhões de dólares.
Com isso, o IPO do Nubank poderia ser uma das maiores estreias de uma empresa sul-americana em bolsa nos EUA. O que chegaria ao ponto de grandes ofertas globais de IPO que aconteceram neste ano, como a da corretora online Robinhood, que abriu o capital em julho deste ano.
Segundo as fontes, o Nubank deve iniciar o IPO até o fim deste ano ou início de 2022. Dessa maneira, poucas informações ainda são seguras e disseminadas a respeito do IPO do banco digital. O Nubank se recusou a comentar o assunto e os contratados pelo banco também recusaram-se a comentar sobre.
No mês de junho deste ano, o Nubank levantou 750 milhões de dólares em uma rodada de financiamento liderada pela Berkshire Hathaway. Com o levante e a participação da empresa liderada pelo bilionário Warren Buffet, o banco brasileiro passou a ser avaliado em mais de 30 bilhões de dólares.
Além disso, o Nubank foi a única empresa latino-americana a aparecer no ranking de 2021 da CNBC. O ranking analisou as empresas que tiveram o melhor desempenho em meio à pandemia de Covid-19 no ano de 2020 e que foram capazes de superar os percalços econômicos com modelos de negócios resilientes. Reconhecimento que foi muito celebrado pelo banco.
Fundado em 2013, e com mais de 40 milhões de clientes, o Nubank é o maior banco digital da América Latina. A fintech brasileira foi pioneira no segmento de serviços financeiros no Brasil, e seu grande sucesso se dá por conta das inovações e toda a diversidade que a empresa promove dentro do setor financeiro. Sendo assim, a empresa há muito tempo vem criando uma boa base para seu grande novo passo.
Um dos eventos do mercado financeiro que recebe mais atenção de investidores são os IPOs. Estes eventos marcam a estreia de uma empresa na Bolsa de Valores, como é o caso do Nubank, e costumam despertar grande curiosidade e interesse. Além disso, grande parte dos investidores possuem a ambição de obter ganhos no evento.
Em inglês, IPO é a sigla para “Initial Public Offering”, ou “oferta pública inicial” em português. A sigla representa a primeira vez que uma empresa passa a receber novos sócios através de uma oferta de ações ao mercado. Deste modo, a empresa se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.
Portanto, para empresas, o IPO é um processo complexo e muitas vezes caro. O processo envolve uma mudança de mentalidade de gestão, algo que consiste em fornecer informações próprias para o mercado e a conviver com novos acionistas. Este é o novo ambiente de negócios que o Nubank vem buscando há algum tempo.