Uma das despesas mais frequentes dos brasileiros é com o botijão do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O item, extremamente necessário no dia a dia das pessoas, tem seu preço alterado constantemente no país, chegando, muitas vezes, a valores altos e inviáveis para famílias em situação de vulnerabilidade.
No entanto, os brasileiros estão sendo beneficiados com a mudança recente nos valores do botijão de gás de 13kg. De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde o final de 2022, o preço do botijão vem sendo diminuído.
A saber, a queda no valor tem sido gradativa. Até o momento, o valor do gás de cozinha foi reduzido em 0,6%, o que equivale ao desconto de apenas R$ 0,64. No entanto, algumas regiões do país contam com uma redução ainda mais significativa, como o Sudeste, Norte e Nordeste, que contaram com queda de 44%, 0,18% e 0,12%, respectivamente.
O vale-gás nacional é destinado à família que possui uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do CadÚnico ou ao menos ser usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Lembrando que, de acordo com o projeto do benefício, as mulheres que tenham sofrido algum nível de violência doméstica, e que estejam sob medida protetiva da polícia, também têm direito ao recebimento do saldo. O valor do benefício corresponde ao preço de um botijão de 13kg, que equivale, atualmente, a R$ 112.
Os repasses desse mês ocorrerá entre os dias 13 a 28 de fevereiro. Confira as datas abaixo: