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Novo RG: Veja quando começa a emissão e como fazer

A nova Carteira de Identidade Nacional, chamada de RG digital, entrou em vigor no dia 1º de março de 2022. Embora o Governo Federal já tenha falado dela em algumas publicações, muitos cidadãos têm dúvidas quanto a emissão do novo documento.

Pensando nisso, vamos esclarecer algumas dúvidas. Continue nos acompanhando!

Quando começa a emissão do novo RG digital?

Como mencionado, o RG digital pode ser emitido desde o dia 1º de março. No entanto, os Institutos de Identificação dos Estados têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequar às mudanças para a emissão do novo documento.

O prazo foi dado pensando no tempo em que todos as unidades responsáveis pela emissão de documentos levariam para atualizar os seus sistemas. Sendo assim, embora já seja possível emitir a nova carteira, algumas regiões do país ainda podem estra emitindo o documento antigo.

Como emitir o novo RG digital?

Antes de qualquer coisa, o cidadão deve conferir o seu Instituto de Identificação já está emitindo o novo documento. Caso seja confirmado, basta seguir os passos abaixo:

  • 1º passo: será necessário recolher as impressões digitais para que sejam inseridas na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional) do governo.
  • 2º passo: após o registro biométrico, será necessário baixar o aplicativo intitulado como Documento Nacional de Identidade (DNI), onde o cidadão deverá realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível para download).
  • 3º passo: na sequência, o cidadão deverá agendar atendimento em uma unidade físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública para finalização da emissão do documento. O agendamento poderá ser feito pelo aplicativo DNI.

Contudo, é importante lembrar que o atual RG possui ainda um prazo de 10 anos de validade para pessoas de até 59 anos de idade.

Quais as mudanças?

  • O Número usado para o registro do novo documento será o do CPF;
  • A autenticidade poderá ser checada por QR Code, estando online ou off-line;
  • O RG não substitui o passaporte;
  • O novo documento poderá ser considerado apenas em viagens internacionais a países do Mercosul;
  • A população também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br;
  • Quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via;
  • O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes;
  • O cidadão poderá incluir informações de saúde em seu documento no momento da emissão como o grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e informações sobre casos particulares de saúde, que possam contribuir para salvar a vida do cidadão;
  • O visual do documento também será único para todo o país.