Novo RG: Existe um prazo limite para emitir o novo documento? - Notícias Concursos

Novo RG: Existe um prazo limite para emitir o novo documento?

O Governo Federal pretende liberar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), para que os cidadãos tenham acesso a todas informações/documentos por meios digitais.

Cidadãos brasileiros já podem emitir a nova Carteira de Identificação Nacional, criada para unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número principal do RG Digital.

O Governo Federal pretende liberar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), para que os cidadãos tenham acesso a todas informações/documentos por meios digitais.

Por que o RG foi alterado?

Segundo o poder Executivo, a intenção é criar um documento de identificação que facilite a vida do cidadão. Assim, não será mais necessário carregar consigo uma série de outros documentos específicos, como CPF, CNH, Reservista, entre outros.

Todavia, é importante salientar que o RG Digital não substitui todos os documentos, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação. Todos os documentos pessoais continuarão sendo obtidos normalmente, conforme suas regras.

Qual o prazo para emitir o novo RG?

Até o momento, o Governo Federal não estipulou um prazo para que todos os brasileiros tenham em mãos o novo documento. No entanto, os órgãos responsáveis pela liberação e emissão do documento têm até o dia 6 de março de 2023 para atualizar os sistemas.

No que se refere a emissão do novo RG, pode ser solicitada por quem já possui o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Ou seja, só podem ter o documento aqueles que tiverem a impressão digital inserida na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

O procedimento da inclusão da digital no cadastro biométrico é bem simples, o cidadão pode acessar o aplicativo Gov.br e preencher um pré-cadastro informando os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • Filiação;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone e senha de sua escolha.

Feito isto, será necessário concluir o atendimento em um posto físico ou virtual disponível. A entrega da nova carteira de identidade acontecerá pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?