Concursos por Estado

Novo edital PM PE deve sair em breve, veja o que caiu no último concurso

Um novo edital PM PE está previsto para este ano. Essa informação é dada pelo novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Tibério dos Santos, há uma certa urgência de um novo concurso público para a corporação.

De acordo com o comandante, o pedido já foi repassado à Secretária de Defesa Social, Karla Patrícia, no entanto, ainda não há previsão de resposta.

A expectativa é que com a troca de governo o novo pedido de um concurso seja atendido. Dessa forma, proporcionando assim várias oportunidades para quem deseja ingressar na carreira Policial.

Se você ficou interessado nessa matéria, não deixe de nos acompanhar até o final. Pois, aqui você ficará sabendo mais informações sobre este certame.

Entenda porque o concurso PM PE é tão esperado

Em primeiro lugar, podemos dizer que é de suma importância a liberação de um novo concurso PM PE. Afinal, de acordo com uma entrevista realizada na última sexta-feira (13), pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, há uma carência de integrantes na corporação.

A falta de profissionais na área está cada vez mais preocupante. Sendo assim, um novo concurso para essa área é essencial para a segurança do estado. Uma vez que, neste momento, vários policiais estão se aposentando.

Vale lembrar, que em setembro do ano passado, o antigo governo chegou a anunciar a abertura do concurso. Na ocasião, houve a oferta de aproximadamente 4 mil vagas para as forças de segurança do estado.

Entretanto, o pedido foi negado por falta de orçamento. Além disso, a divulgação estava prevista para o segundo semestre de 2022, mas não obteve sucesso. Dessa forma, a expectativa agora é que a nova governadora, Raquel Lyra, prossiga com o pedido e, em breve, possa liberar o concurso PM PE.

Veja as vagas para o concurso PM PE

De acordo com a atual governadora do estado de Pernambuco, o projeto para 2023 é ampliar a segurança nas ruas. Além disso, ainda inclui a melhoria dos equipamentos e materiais da polícia científica, civil, militar e Corpo de Bombeiros.

Para o concurso PM PE a previsão é que sejam disponibilizadas 4.741 vagas. E a distribuição por corporação deve ocorrer da seguinte maneira: Polícia Militar – 2.400 vagas para soldados (praças) e 180 vagas para oficiais.

Polícia Civil: 1.200 vagas para Agentes, 300 para Escrivães, 50 para Peritos Papiloscopista e 47 para Delegados. Por fim, para o Corpo de Bombeiros serão 400 vagas para soldados (praças).

As oportunidades serão para os profissionais de nível médio e superior. Porém, não houve a divulgação quanto ao valor das remunerações.

Confira alguns requisitos obrigatórios para o concurso

Para se tornar um profissional na área da segurança, os candidatos devem ficar atentos a alguns requisitos obrigatórios que constam nos editais.

Vale lembrar que o edital para o concurso PM PE 2023 ainda não teve divulgação. Todavia, as exigências seguem de acordo com os anteriores.

O requisito para soldado da Polícia Militar é ter ensino médio completo, carteira de habilitação e idade máxima de 30 anos. Enquanto, para a carreira de oficial, a exigência é ter graduação em Direito.

A exceção na idade máxima para cargos de nível superior, é para a carreira de Oficial Médico, cujo limite é de 35 anos. Enquanto, para ambos os cargos a altura mínima deve ser de 1,65 para homens e 1,60 para mulheres.

Detalhes do último concurso PM PE

O último concurso PM PE foi feito em 2018. Sendo que a oferta foi de 580 vagas para Soldados da Polícia Militar de nível médio e Oficiais com graduação em Direito. Enquanto, para os candidatos do Corpo de Bombeiros foram aceitas graduações em qualquer área.

Em todas áreas foram aplicadas provas objetivas com diversas disciplinas. Por exemplo, para o cargo de soldado da PM as matérias foram: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e conhecimentos de direitos e garantias fundamentais.

Para Oficial da PM PE, a prova foi composta por: Linguagens, Códigos e Estatísticas Suas Tecnologias, conhecimentos jurídicos e redação.

Por último, para o Corpo de Bombeiros as disciplinas exigidas foram: Linguagens, Códigos e Estatísticas e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências Da Natureza e Suas Tecnologias, conhecimentos jurídicos, legislação específica e redação.

Os candidatos ainda passaram por avaliação no teste de aptidão física, exames psicológicos e exames de saúde.

Com todos esses detalhes sobre o concurso PM PE, a dica é estudar com antecedência. Além disso, aguardar a divulgação do edital para garantir uma vaga ao cargo que deseja exercer.