O cartão de crédito, sem dúvidas, faz parte da vida de milhões de brasileiros e é utilizado inúmeras vezes ao longo dos dias. Porém, recentemente, novidades divulgadas pelo Banco Central têm trazido rumores de que o cartão de crédito passará a ter um novo concorrente, que pode levar à extinção do cartão em si. Quer entender melhor sobre essa novidade? Então acompanhe este conteúdo até o fim!
Uma coisa é fato: O PIX realmente tem revolucionado o modo como muitas pessoas têm feito pagamentos e transferências em todo o país. Isso se deve ao fato de que a transferência via PIX ocorre de uma maneira super prática, rápida e segura. Portanto, o Banco Central tem enxergado no PIX algumas possibilidades de melhorias financeiras para os brasileiros, tornando o dia a dia mais ágil e prático.
É o caso da evolução do PIX Crédito, que está na mira do Banco Central nos últimos tempos. O foco deste órgão público é fazer com que o PIX crédito se torne um verdadeiro concorrente do cartão de crédito ao promover facilidades para compradores e lojistas.
Isso porque a nova modalidade de crédito poderá possibilitar o parcelamento de compras pelo PIX, e o vendedor receberá o valor de forma garantida. Isto é, funcionará de uma maneira semelhante ao que já acontece com as compras parceladas no cartão de crédito, mas sem o intermédio e o uso do cartão em si.
Para que a compra possa ocorrer nessa modalidade, o vendedor deverá finalizá-la conectando-se a instituições financeiras que possibilitam essa opção para que a compra seja verdadeiramente finalizada.
Podemos entender, dessa forma, que o vendedor ainda terá um intermediário, como ocorre com as maquininhas de cartão, por exemplo, mas que funcionará de um modo possivelmente mais ágil e simples, tanto para o comprador quanto para o vendedor.
A partir do momento em que essa funcionalidade começar a acontecer, os compradores não precisarão mais usar o cartão de crédito nas suas compras, salvo quando ele ache mais pertinente.
Sabemos que, hoje em dia, muitos bancos já têm disponibilizado para os seus clientes as compras pagas no PIX, mas que são, na verdade, descontadas do limite do cartão de crédito. Nesses casos, a pessoa acaba pagando juros no próprio cartão de crédito para poder usá-lo como PIX.
Na nova modalidade, não haveria um cartão para intermediar essa compra de fato. Dessa maneira, a pessoa poderá parcelar as suas compras no PIX de um modo mais ágil e efetivo, dependendo do tipo de compra que será feita.
Ademais, devemos aguardar as atualizações do Banco Central com relação a essa possibilidade, mantendo-nos sempre informados do que pode vir acontecer a partir de agora.
E você? Acredita que o PIX Crédito seja capaz de substituir o uso do cartão de crédito no dia a dia? Você pretende aderir a essa modalidade de pagamento?